5º “ Challenge “ Águas Abertas – Castelo de Bode

No excelente plano de água proporcionado pela albufeira da Barragem de Castelo de Bode, realizou-se no passado dia 8 de Setembro o “5º Challenge Open Water 10 km “ decorrendo em simultâneo as provas de “ Kids “ 800m, e nas distâncias de 1,5km, e 5 km. Participaram no conjunto das provas cerca de trezentos e cinquenta atletas.
A equipa dos Pimpões / Cimai era composta pelos seguintes atletas:
Ana Oliveira, Telma Grilo, Catarina Bernardino, Mariana Lucas, Mariana Maia, Cristina Santos, Francisco Freitas, Ricardo Meca, Filipe Meca, Alexandre Vale, Diogo Maia, Tiago Machado.
Com uma organização já experiente a prova decorreu com toda a normalidade, estando a temperatura da água até um pouco quente, 26º, tendo em conta as distâncias a nadar.
Daniela Inácio (Belenenses) e Daniel Viegas (Amadora) sagraram-se hoje Campeões Nacionais de Águas Abertas na distância de dez quilómetros, no 5.º Challenge que decorreu na Barragem de Castelo de Bode.
É a primeira vez que o título é atribuído em Portugal.Daniel Viegas terminou a prova em 2:11:18:32, seguido de Duarte Mendonça (Individual da Madeira), que registou o tempo de 2:15:10:47. No terceiro lugar ficou Vasco Gaspar, da União Piedense, com a marcade2:15:27:06.Daniela Inácio alcançou a primeira posição no sector feminino e sexto da classificação geral, com 2:16:57:44, com uma vantagem dilatada sobre a segunda classificada e 13.ª da geral, a vimaranense Daniela Pinto (2:32:36:72). No terceiro posto ficou Amélia Fernandes, também do Vitória de Guimarães, que nadou em 2:37:38:47.
Relativamente ao desempenho dos atletas dos Pimpões / Cimai os mesmos obtiveram os seguintes resultados:
10 km Francisco Freitas – Juvenil A (8º Absoluto Masc.)
5 km Ricardo Meca – Juvenil A (15º Absoluto Masc.)
Diogo Silva – Infantil A (21º Absoluto Masc.)
Filipe Meca – Juvenil A (23º Absoluto Masc.)
Alexandre Vale – Infantil A (28 º Absoluto Masc.)
Tiago Machado – Infantil A (44º Absoluto Masc.)
Ana Oliveira – Júnior (6º Absoluto Fem.)
Telma Grilo – Júnior (17º Absoluta Fem.)
800 m Catarina Bernardino – Infantil A (1º Lugar)
Mariana Lucas – Infantil A (5º Lugar)
Cristina Santos – Infantil A (6º Lugar)
Mariana Maia – Infantil A (7º Lugar)

Colectivamente: 1º Lugar – CNCVasco da Gama
2º Lugar – Vitória de Guimarães
3º Lugar – Famalicão
11º Lugar – Pimpões/Cimai

Trata-se de uma prova interessante para quem quer iniciar esta vertente da natação, visto que existe segurança e a água está a uma temperatura amena, tendo os atletas dos Pimpões / Cimai tido uma boa prestação e sobretudo passado um agradável dia.