ÁGUAS ABERTAS – XX TRAVESSIA DOS TEMPLÁRIOS

Organizada pela Associação de Natação do Distrito de Santarém, decorreu no passado dia 28 de Setembro, na albufeira da barragem de Castelo de Bode, junto á Ilha do Lombo, a 20ª Edição da Travessia dos Templários, prova que contou com um grande e entusiasta número de participantes nas duas distâncias em disputa 1,5 km (145 nadadores em representação de 22 clubes) e 5 km (119 nadadores, em representação de 9 clubes).
Mais uma vez a equipa dos Pimpões fez-se representar um numeroso lote de atletas, dispostos a corajosamente percorrerem as distâncias em competição:
Atletas que nadaram a distância de 1,5 km:
João Geraldes Machado, Joana Rita Mota, Francisco Miguel Ferreira, Joana Margarida Guimarães, Mariana Maia e Silva, Cristina Paris Santos, Mariana Santos Lucas, Abílio Manuel António, Telma Alexandra Grilo, João Filipe Mota e David Alexandre Bernardino.
Atletas que nadaram a distância de 5 km:
Catarina Alexandra Bernardino, Francisco Maldonado Freitas, Filipe Miguel Meca, Diogo Maia e Silva, Alexandre Galveias Vale, Miguel Marques Ramos, João Henriques Neves, Armando João Costa, João Guilherme Vieira, Edgar Neves Tomas. Estava também inscrito o Ricardo Alexandre Meca, que por motivos de força maior não participou.
Relativamente ao decorrer da prova de 1,5km, há a referir um conjunto de anomalias que fizeram com que a Organização do evento não conseguisse apurar as classificações a partir do 10 classificado, impedindo a atribuição das classificações colectivas, o que são sempre situações desagradáveis, no entanto e apesar destes contratempos, assistimos num cenário grandioso, a uma prova em que o número de atletas e o entusiasmo demonstrado, é revelador da pujança com que a disciplina de Águas Abertas se encontra de momento em Portugal.
Desportivamente há a referir os seguintes resultados:
Prova de 1,5 km:
Em Masculinos Diogo Brito CNTN foi o vencedor, seguido de João Paias CNLA, e de Bruno Ruas CFBE no terceiro lugar.Em Femininos a mais rápida foi Ana Monteiro CFV, seguida de Carolina Silva CNMAIA e Rute Marques CNA.
Relativamente ao desempenho dos atletas dos Pimpões, há a destacar os seguintes resultados:
Masculinos: João Geraldes Machado 5º e Francisco Miguel Ferreira 6º;
Femininos: Joana Margarida Guimarães 9ª e Cristina Paris Santos 10º;
Prova de 5 km:
Masculinos: vencedor Arseniy Lavrentyev SAD, seguido de Carlos Almeida CNA e Duarte Mourão SAD
Femininos: vencedora Daniela Inácio CFB, seguida de Ana Gomes SFUAP e Daniela Pinto VSC
Quanto ao desempenho dos atletas dos Pimpões há a referir:
Francisco Freitas – 9º Absoluto – 3º Júnior; Filipe Meca 30º Absoluto – 9º Júnior;
Diogo Silva – 42º Absoluto – 5º Juvenil B, Alexandre Vale 55º Absoluto – 7º Juvenil B
Catarina Bernardino – 58 Absoluto – 1º Juvenil
Miguel Ramos – 80 Absoluto – 1º Infantil; João Neves – 81 Absoluto 2º Infantil
Armando Costa – 84 Absoluto – 3º Master E/3.
Com a realização da XX Travessia dos Templários chegou ao fim o Circuito Nacional de Águas Abertas referente ao ano de 2008, tendo-se sagrados vencedores Duarte Mourão do SAD em masculinos e Daniela Inácio do CFB em femininos.
De referir mais uma vez o excelente desempenho do Armando Costa que dando prova da sua entrega, sagrou-se vencedor do escalão Master E3.