Organizada pela Federação Portuguesa de Natação com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, decorreu no passado dia 27 de Junho, no excelente cenário do estuário do Sado, a 2ª prova do Circuito Mundial de Águas Abertas, prova que contou com a participação de alguns dos melhores especialistas mundiais e nacionais desta especialidade, e onde mais uma vez os Pimpões/ Cimai esteve representado através do Francisco Freitas.
Participaram nesta prova 39 nadadores (25 masculinos e 15 femininos), 14 dos quais olímpicos. Prova disputada num circuito de 2Km a que os nadadores tinham que dar cinco voltas perfazendo uma distância de 10Km.
A edição deste ano foi a mais rápida de sempre, o naturalmente mais veio dificultar a tarefa dos nadadores, com um ritmo fortíssimo desde o inicio, teve como vencedores: em masculinos o nadador Thomaz Lurz (Alemanha) e em femininos Poliana Okimoto (Brasil), relativamente aos representantes portugueses a melhor classificação foi obtida pelo Arseniy Lavrentyev (SAD) 7º e Daniela Inácio (CFB) 9º, relativamente ao desempenho do Francisco Freitas o mesmo obteve o 16 lugar absoluto, o que é uma excelente classificação tendo em linha de conta que se trata ainda de um jovem nadador e que neste tipo de competição, a experiência é fundamental.
Um especial agradecimento à empresa Salvador Caetano (TOYOTA) que mais uma vez disponibilizou um veículo, que permitiu uma deslocação em excelentes condições de segurança e conforto