EQUIPA MASCULINA SAGRA-SE VICE-CAMPEÃ NACIONAL E ASCENDE Á 2ª DIVISÃO


Organizado pela Federação Portuguesa de Natação, com o apoio da ANDL e da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, decorreu nos passados dias 18 e 19 de Dezembro, no Complexo Municipal de Piscinas de Caldas da Rainha, o Campeonato Nacional da 3ª Divisão em Natação, para os escalões femininos e masculinos.
Participaram 310 e atletas, em representação dos seguintes clubes:
Academico Viseu Futebol Clube AVFC; Aminata – Évora Clube de Natação -AMINATA
Bombeiros dos Estoris – ABVE; Fisica Torres Vedras – AEFDTV; Estudantes de Medicina AEMUD; Associação Académica de Coimbra AAC; Associação Desportiva de Fafe ADF;
Associacao Desportiva de Penafiel ADP; Associação Estamos Juntos – AEJ;
Estrelas S. Joao Brito – ESJB; Ancorensis/Serralharia Ribeiro – CDAN; Clube Desportivo Feirense CDF; Clube Fluvial Portuense CFP; Clube Futebol Os Unidos CFU; Clube Galitos de Aveiro CGA; Clube Lisnave CL ANL ; Clube Natação de Olhao CNOL ; Clube Natação de Rio Maior CNRM; Clube Naval Setubalense CNS; Clube Naval de Ponta Delgada CNPD,
Clube de Natação da Maia CNMAIA; Clube de Natação de Torres Novas CNTN; Clube Litoral Alentejano – CNLA; Colegio Integrado Monte Maior CIMM, Nautico da Marinha Grande DNMG; Escola Desportiva Limiana EDL; Escola Desportiva de Gesloures GESL; ANLGinasio Clube Figueirense GCF: Leixoes Sport Clube LSC; lScalabisport SCALAB- Sport Alges e Dafundo SAD e Pimpoes/Cimai.
A equipa dos Pimpões/Cimai, era composta pelos seguintes atletas: Francisco Ferreira, Alexandre Vale, Diogo Silva, Marcelo Saldanha, Tiago Machado e Afonso Santos.
Quem teve oportunidade de assistir aos Campeonatos Nacionais de Natação da 3ª e 4ª Divisão realizados no passado fim-de-semana, na piscina municipal das Caldas da Rainha, assistiu a um espectáculo desportivo de inegável qualidade e emotividade.
Indiscutivelmente, os nacionais de clubes de natação, são as provas de maior espectacularidade, onde os atletas, atingem maiores índices de motivação. Foi pois, numa piscina completamente repleta, que assistimos a uma das maiores competições desportivas, que se realizam na cidade, ao longo do dois dias, assistiu-se a uma luta titânica pela obtenção dos melhores resultados de forma, a que cada clube concretizasse os objectivos a que se propunha, com a participação nestes nacionais.
Foi um campeonato espectacular, onde tudo decorreu da melhor forma e se provou mais uma vez, que a piscina da Caldas da Rainha, tem excelentes condições para albergar este tipo de eventos.
Relativamente à componente desportiva existia uma grande curiosidade em saber se a equipa dos Pimpões/Cimai estava preparada para lidar com a pressão de ser uma das candidatas à subida de divisão. Se dúvidas existiam, os nossos jovens atletas encarregaram-se rapidamente de as esclarecer, demonstrando ao longo da competição uma segurança e serenidade, que indiciavam que os objectivos eram alcançáveis.
Numa competição, onde os vencedores são apurados pela soma dos pontos obtidos em função da classificação do atleta em cada prova disputada, a regularidade do desempenho é fundamental, a mais pequena falha pode deitar tudo a perder e foi precisamente neste capítulo que os atletas dos Pimpões/Cimai demonstraram que as responsabilidades não os assustavam, antes os motivavam.
Desde cedo se percebeu, que a equipa estava a cumprir e a superar os objectivos propostos, por isso, foi sem surpresa, que no final se verificou que a equipa dos Pimpões / Cimai alcançou o segundo lugar da classificação e assim obtinha um feito histórico, ascendendo à 2ª Divisão Nacional, facto que faz, com que pela primeira vez desde que existe natação nas Caldas da Rainha, as equipas feminina e masculina vão na época 2011-2012 disputar a 2ª Divisão Nacional.

Equipas que sobem á 2ª Divisão Masculinas:
1 Académica de Coimbra AAC 294; Campeã Nacional
2. Pimpões/Cimai PIMP 263;
3. Gesloures GESL 242
4. Académico Viseu AVFC 241, equipas que sobem
– Descem à 4ª Divisão:
21. Desportiva Limiana EDL;
22. Bombeiros dos Estoris ABVE;
23. Foca FOCA;
24. Rio Maior CNRM
Equipas que sobem à 2ª Divisão Femininas:
1. Algés SAD 266
2. Leixões LSC 255
3. Académico Viseu AVFC 239
4. Naval de Ponta Delgada CNPD 238
– Descem à 4ª Divisão:
21. Desportiva Limiana EDL 100
22. Fisica Torres Vedras AEFDTV 96
23. Estamos Juntos AEJ 84
24. Litoral Alentejano CNLA 78

CAMPEONATO NACIONAL DA 4ª DIVISÃO

Paralelamente decorreu o Campeonato da 4ª Divisão, competição que contou com a presença de 320 atletas em representação de 36 clubes, competição que decorreu igualmente em ambiente festivo, proporcionou os seguintes resultados:
Equipas que sobem á 3ª Divisão Masculinas
1. Naval Amorense ANAM 295
2. Viana Natacao VNC 259
3. Natacao de Olhao CNOL 242
4. Natacao de Vila Real CNVR 223
Equipas que sobem á 3ª Divisão Femininas:
1. Naval Amorense ANAM 280
2. SCC/Oryzon Energias ASSSCC 250
3. Beja CNBE 223
4. Sporting de Espinho SCE 218