Decorreu no passado sábado, 19 de Fevereiro, a cerimónia de celebração dos 73 anos da Sociedade de Instrução e Recreio Os Pimpões.
Foi num ambiente de festa e com o auditório repleto que a Sociedade de Instrução e Recreio Os Pimpões, festejou o seu septuagésimo terceiro aniversário.
Numa cerimónia que contou com a presença do representante do Sr. do Governador Civil do Distrito de Leiria, Dr, Jorge Sobral; do Dr. Tinta Ferreira, Vereador do Desporto e da Educação em representação do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha; da Deputada da Assembleia da Republica, SrªMaria Conceição Pereira; do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Nª Sª do Pópulo; do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Stº Onofre; do Sr. Presidente da Assembleia-Geral dos Pimpões, da Srª Presidente do Conselho Fiscal dos Pimpões dos representantes das Autoridades locais, dos sócios e atletas, que Os Pimpões viveram e festejaram mais um aniversário.
A cerimónia começou com um pequeno filme, onde foi apresentada uma retrospectiva das muitas actividades, que ao longo do ano de 2010 dinamizaram e foram responsáveis pelos largos milhares de utentes que frequentaram as instalações dos Pimpões.
Seguiu-se o discurso de boas vindas da Srª Presidente da Colectividade, Sr.ª Teresa Paula, que de forma suscita e clara, evocou os factos mais relevantes que ocorreram no decorrer no ultimo ano, dando particular enfoque ao aumento significativo de utentes da piscina, como provável resultado do esforço de melhoria das condições da piscina, com a introdução das Ultra Violetas no tratamento da água e a remodelação dos balneários, o que veio melhorar as condições de utilização da piscina, isto associado ao esforço permanente da qualificação do quadro de monitores e ao trabalho por estes desenvolvido.
Foi dado também destaque, aos excelentes resultados desportivos obtidos pelas equipas de natação e de basquetebol. Ao longo de 2010 e apesar da situação económica e social difícil que o país e em particular a região atravessam, os Pimpões conseguiram manter o conjunto de actividades em funcionamento e inclusive criaram novas. Foi referido o papel determinante do apoio dos vários parceiros institucionais e do tecido empresarial das região, que têm um papel determinante no desenvolvimento da actividade dos Pimpões.
Seguiu-se a intervenção do Sr. Vereador Dr. Tinta Ferreira, que em nome do município, reconheceu o esforço e o mérito do trabalho, em prol da comunidade, que a Instituição Pimpões tem desenvolvido, nomeadamente na área do desporto (natação e basquetebol) e a cultura através das imensas actividades que diariamente promove.
Em nome do Sr. Governador Civil de Leiria, o Dr. Jorge Sobral, fez eco do quão é querida, aos olhos do Sr. Governador Civil e dele próprio enquanto caldense e sócio dos Pimpões a actividade e o dinamismo da Sociedade Instrução e Recreio os Pimpões.
Seguiu-se a entrega do Troféu Pimpão, relativamente ao ano de 2009-2010,que premiou a equipa feminina de natação, pelo brilhante 3º lugar no Campeonato Nacional de Natação da 3ª Divisão e a consequente subida à 2ª Divisão Nacional e atleta do basquetebol JÚLIA RIBEIRO, que ao longo do seu percurso foi e é um exemplo de empenhamento e dedicação, tendo já no seu currículo várias chamadas ás selecções distritais e nacionais.
Seguiu-se o momento alto da noite com a entrega dos diplomas e troféus aos sócios que completaram 25 e 50 anos respectivamente.
Ao longo da noite foram apresentados um conjunto de pequenos espectáculos de dança, canto, bailado, teatro, pelos vários grupos que integram os Pimpões, dando assim mostra de uma vitalidade e de uma capacidade de renovação que todos anos surpreendem.
A cerimónia encerrou com o grupo coral dos Pimpões e os presentes a cantarem em uníssono os Parabéns aos Pimpões, após o que foi servido o “porto” de honra e o bolo de aniversário, acto que contou com a colaboração dos alunos do curso de hotelaria da Escola Rafael Bordalo Pinheiro.
Foi uma bonita festa, que demonstrou que os Pimpões encontra-se com um dinamismo e um vontade férrea de vencer os momentos difíceis que a sociedade atravessa, assim os seus sócios e comunidade o queiram.