Organizados pela Federação Portuguesa de Natação, com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada, realizaram-se nos passados dias 17 e 18 de Dezembro, no Complexo Municipal de Piscinas da Mealhada, os Campeonatos Nacionais de Natação, da 1ª e 2ª Divisão.
Os Pimpões/Cimai esteve representado pelas equipas feminina e masculina.
O Campeonatos Nacional de clubes são indiscutivelmente uma das provas mais emocionantes do calendário nacional de natação. É uma competição, onde fundamental é que o colectivo funcione, de forma a que, no final, o clube atinja os objectivos propostos.
Na competição deste ano, os Pimpões/Cimai, teve pela primeira vez a equipa feminina e masculina a competir no mesmo escalão,.
Sendo esta competição, uma das mais importantes da época, a generalidade dos clubes, investe e aposta imenso no resultados a obter, existindo inclusive clubes que contratam nadadores, só para esta prova.
Por outro a realização deste tipo de eventos, constitui para as localidades e regiões escolhidas, uma enorme mais-valia económica, tal o número de pessoas envolvidas e que durante alguns dias acabam por esgotar a oferta hoteleira e de restauração da região.
Na edição de 2011-2012 dos nacionais femininos da 2ª Divisão, estiveram em competição os seguintes clubes: SAD; GESL; GESP; VSC; LDC; LSC; GDNVNF; SCB; SLB; CFB; DNMG; CNPD; GCVR; AVFC; CNOL e Pimpões/Cimai.
A equipa Feminina dos Pimpões/Cimai, era composta pelas seguintes atletas:
Liliana Ferreira, Victoria Kaminskaya, Beatriz Luis, Joana Monteiro, Ana Neves, Ana Beatriz
Pedro, e Márcia Santos.
Este era o momento por todos, temido, depois desagregação da equipa e consequente processo de renovação, que envolve sempre algum risco para além de necessitar de um tempo que em competição não existe. A equipa feminina dos Pimpões/Cimai partiu para estes nacionais com a consciência de que a manutenção era uma tarefa espinhosa. Infelizmente o decorrer da prova veio a confirmar as expectativas mais negativas e apesar de todo o empenho demonstrado, tal não foi suficiente para impedir que equipa feminina dos Pimpões/Cimai se visse relegada para a 3ª Divisão Nacional, tendo obtido o 14º lugar entre 16 clubes.
Nacionais MASCULINOS: Nesta competição participaram os seguintes clubes:
Masculinos: SFUAP; CGA; GESP; SAD; AAC; LDC; VSC; AVFC; GESL; EDV; SLB; CNPD;CNAL; CNTN; DNMG e Pimpões/Cimai.
A equipa Masculina dos Pimpões/Cimai, era composta pelos seguintes atletas:
Francisco Freitas, Liliana Ferreira, Francisco Freitas, Tiago Machado, Afonso Santos, Diogo Maia e Silva, Alexandre Vale, Edgar Tomás, João Correia Mota e Ricardo Ferreira.
Se relativamente à equipa feminina as expectativas eram pouco optimistas, relativamente à masculina, se não existissem incidente, a manutenção seria obtida, com mais ou menos dificuldade e foi o que se veio a verificar depois de 4 sessões de uma luta titânica, os jovens nadadores dos Pimpões conseguiram segurar o lugar na 2ª Divisão que tão brilhantemente haviam conquistado há uma ano atrás, na altura nas Caldas, obtendo o 11º lugar entre 16 participantes.
No final da competição, um sabor um pouco amargo em consequência da descida de divisão por parte, da equipa feminina, mas com a consciência do dever cumprido.
No decorre da competição os atletas dos Pimpões/Cimai, obtiveram os seguintes resultados:

Recordes Pessoais: 21
Recordes do Clube: 35
4 Tiago Machado (50L Senior, Abs; 100B Sénior, Abs)
3 Alexandre Vale (200L Sénior, Abs; 100L Sénior)
5 Francisco Freitas (400L Sénior; 800L Sénior,Abs; 1500L Sénior, Abs)
3 Diogo Maia e Silva (100C Sénior, Abs; 200C Sénior)
4 Afonso Santos (100L Júnior; 200L Júnior; 200B Júnior; 200E Júnior)
1 Ana Neves (200M Júnior)
12 Victoria Kaminskaya (100L Sénior, Abs; 200L Sénior, Abs; 50M Sénior;
50C Sénior, Abs; 100C Sénior, Abs; 50B Sénior, Abs; 100B Sénior)
1 4x100E Masc Abs (D.Silva; T Machado, A Santos, A Vale)
1 4x200L Masc Abs (A Santos, F Freitas, D Silva, A Vale)
1 4x100L Masc Abs (A Santos, T Machado, D Silva, A Vale)
Recordes Regionais: 2
Francisco Freitas (800L Sénior; 1500L Sénior)
Parabéns pelo esforço, outras oportunidades surgirão, há que continuar a trabalhar, que os resultados aparecerão.