E com todas as equipas dos Pimpões em actividade, muito basquetebol se viu por este distrito!

No Domingo de manhã, a equipa de Sub-12 Misto recebeu em casa a equipa do Núcleo Sportinguista de Leiria, equipa até agora invicta. Devido a algumas lesões e as típicas constipações da época, a equipa caldense apresentou-se desfalcada e, mesmo assim, foram conseguindo equilibrar o jogo em muitas ocasiões, o que os parciais de 5-4, 8-20, 2-10 e 16-14 evidenciam. Bastantes melhorias de jogo para jogo e organização de jogo e eficácia sob o cesto a requererem mais trabalho, mas em termos de atitude, temos equipa!

Os Sub-14 Masculinos receberam em casa o CBL, que também compareceu desfalcado e com apenas 7 unidades, o que só por si, neste escalão, resultaria sempre numa derrota por 20-0. No entanto, os jovens pupilos do Prof. Henrique Martins deram boa conta do recado e voltaram a derrotar a formação de Leiria por expressivos 99-7, após parciais de 19-2, 23-3, 30-2 e 27-0. O Prof. Henrique Martins fez-nos o seguinte comentário: “A equipa de Sub-14 Masculino na recepção da equipa do CBL esteve mais uma vez muito bem a nível ofensivo e defensivo. Os parciais de 19-2, 23-3, 30-2 e 27-0 mostram claramente a diferença e o nível das 2 equipas. Destaco esta semana 2 jogadores que costumam passar despercebidos – José Pinho e Matheus Martins – mas que, desta feita, fizeram um grande jogo. Obviamente não esquecendo toda a restante equipa, o mais novinho Guilherme Chust e o “GRANDE” capitão João Leiria. É com muito orgulho que vejo esta equipa a evoluir semana após semana com uma atitude de quererem estar sempre a assimilar e consolidar aquilo que lhes é pedido. Mais uma vez a equipa agradece o apoio de todos aqueles que nos ajudam semana após semana – pais, instituição e amigos”.

As Sub-16 Femininas foram à casa do BC Lis, a quem tinham vencido em casa, num jogo muito equilibrado, por 56-50. Jogo muito disputado desde o início mas, conjugando algumas lacunas defensivas com a sorte da equipa local, acabaram por sair derrotadas por 58-51.

Os Sub-16 Masculinos tiveram também uma tarde muito complicada em casa do Marinhense e, fruto do excesso de confiança da vitória da 1ª volta por 79-42 e da clara melhoria de forma dos locais, venceram nos últimos momentos do jogo por escassos 2 pontos (56-58).

As Sub-19 Femininas foram à casa das principais adversárias – NDAP de Pombal – num jogo que praticamente decide a equipa que representará Leiria nas competições nacionais, uma vez que tendo vencido em casa por 48-44 estavam forçadas a vencer ou perder por menos de 4 pontos. Jogo disputado desde o início, marcado por um numeroso público local equipado com as proibidas vuvuzelas sempre que as caldenses se aprestavam a tentar marcar pontos mas, mesmo assim, as pupilas do Prof. Chaleira Damas foram capazes de garantir a vitória por 52-55, bastando mais uma vitória num dos próximos jogos para premiar esta equipa, que já merecia uma presença nacional.

Os Sub-18 Masculinos receberam em casa a equipa do BIR de Valado de Frades, num jogo que se previa difícil pois mormente a superior valia técnica dos caldenses, os atletas do Valado são reconhecidos por disputarem cada bola e cada ponto como se dele dependesse a vitória. Muito desacerto nos caldenses e um jogo primoroso do valadense Alexandre Vinagre foram dificultando a vida aos locais até ao intervalo, quando o resultado eram escassos 26-23. O descanso revelou-se providencial pois os caldenses imprimiram um ritmo alucinante ao jogo, fazendo crescer a distância no marcador e decidindo de forma definitiva o jogo. Os parciais de 12-9, 14-14, 25-16 e 17-13 evidenciam a marcha do jogo e o resultado final de 68-52, ainda que escasso, reconhece a valentia dos visitantes face á superioridade técnica dos caldenses. Miguel Sousa comentou assim o jogo: “A  equipa de Sub18M recebeu e venceu a BIR por 68-52. Num jogo em que a bola teimava em não entrar, combinado com uma agressividade visitante muito para lá do permitido pelas regras, mas nem sempre penalizada, conseguimos uma vitória final plena de carácter e determinação. Depois de muita qualidade ofensiva na semana passada, grande resposta face à menor eficácia inicial ontem, são óptimos sinais da construção e evolução desta equipa.”

As equipas de basquetebol dos Pimpões aperfeiçoam a sua condição física graças aos treinos específicos, acompanhados por treinadores pessoais, nas instalações do Balance Health & Spa, sem o qual os resultados desportivos obtidos não seriam possíveis.

 

CALENDÁRIO:

 

Torneio do Futuro – Sub-12 Mistos

Pimpões x Soutocico – 09/12/12 – 11h00 (Pavilhão Rainha D. Leonor – Caldas da Rainha)

 

Campeonato Distrital – Fase Nacional – Sub-14 Masculinos

IEJOTA x Pimpões – 08/12/12 – 15h00 (Pavilhão do Instituto Educativo do Juncal)

 

Campeonato Distrital – Fase Regular – Sub-16 Femininos

Pimpões x Soutocico – 16/12/12 – 15h00 (Pavilhão da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha)

 

Campeonato Distrital – Fase Regular – Sub-16 Masculinos

Pimpões x IEJOTA A – 16/12/12 – 17h00 (Pavilhão da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha)

 

Campeonato Distrital – Fase Regular – Sub-19 Femininos

Pimpões x Marinhense – 15/12/12 – 15h00 (Pavilhão da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha)

 

Campeonato Distrital – Fase Regular – Sub-18 Masculinos

CBL x Pimpões – 08/12/12 – 14h30 (Pavilhão Municipal dos Pousos – Leiria)