Comemorações do 75.º Aniversário da Associação de Instrução e Recreio, Os Pimpões

1.ª Informação para a Comunicação Social

Antes de mais, a Direcção dos Pimpões agradece a presença dos Senhores Jornalistas e solicita a todos e às respectivas direcções editoriais a ampla divulgação das acções integradas nas Comemorações dos 75 anos dos Pimpões.
Esta Associação nasceu em 19 de Fevereiro de 1938, graças ao empenho dos seus fundadores – João Arroja de Sousa, Joaquim Luís da Silva, Boaventura Henriques Victória, Agostinho Gabriel Alves, António Rodrigues Campôto e Delfim Dias Nogueira – e à sua vontade de estabelecer um espaço de convívio e recreação que superasse os bailes até aí realizados.
Hoje, os Pimpões são uma Pessoa Colectiva de Utilidade Pública que, ao longo da sua existência, tem abraçado e desenvolvido um sem número de actividades de instrução, desportivas e culturais, proporcionando aos seus mais de 13.000, associados e aos residentes de Caldas da Rainha e da Região Oeste um vasto conjunto de grandes espectáculos, num número que, à data, quase alcança os 4 milhares.
Mais ainda, os Pimpões colaboram com a sociedade civil, oferecendo um vasto leque de actividades desportivas e lúdicas, prestando inclusive um inestimável apoio social a várias Instituições da Região.
Podemos afirmar, sem quaisquer laivos de vaidade, que Os Pimpões desempenharam e desempenha um papel ímpar na história do desporto e da cultura da Região Oeste.
Como tal, esta Direcção está fortemente empenhada numa Comemoração em grande dos nossos 75 anos de existência ao longo de todo o ano de 2013, estando já em agenda a realização de espectáculos de teatro, poesia, cinema, concertos, bailes, bazares e exposições que, na sua grande maioria, serão realizados aos fins de semana.
Na incessante busca da oferta de qualidade que nos caracteriza, além da participação dos reconhecidos grupos de Dança e de Teatro dos Pimpões, convidámos os melhores Coros, Bandas e Orquestras da Região, tendo recebido o apoio financeiro, por ora, das Câmaras Municipais das Caldas da Rainha, Cadaval e Nazaré.
Quanto ao Teatro, sendo uma das actividades culturais mais antigas da nossa Instituição, estamos em fase de restruturação do nosso grupo e é uma excelente oportunidade para que as pessoas que já fizeram teatro nesta ou noutra instituição se envolvam e façam parte deste projecto tão acarinhado pelos Pimpões. Um dos objectivos é recriar as revistas e peças de teatro que tanto sucesso e tanta saudade trazem aos caldenses e às pessoas ligadas aos Pimpões.
No que diz respeito à Poesia, celebraremos o Dia Mundial da Poesia no dia 23 de Março, um sábado, com um espectáculo de Poesia e Música, organizado pela Comunidade de Leitores das Caldas da Rainha, com a presença de Poetas caldenses e de outras localidades do País.
Quanto ao Cinema, terá lugar a apresentação do maior Ciclo de Clássicos do Cinema Mundial que alguma vez foi realizado nas Caldas da Rainha. As sessões terão lugar aos domingos à tarde, dedicadas a toda a família, com grandes filmes e obras-primas do Cinema, cobrindo o período de 1916 a 1987, com o objectivo de fazer recordar aos mais velhos e dar a conhecer às novas gerações como o Cinema Clássico era simples, belo e emotivo, muito antes dos efeitos especiais digitais. À semelhança das exibições dos anos 40 e 50, cada tarde de cinema, designada 2ª Matinée, conterá uma sessão dupla, com apresentação de desenhos animados e documentários de curta duração. Serão apresentados, ao longo do ano, cerca de 50 filmes, entre os quais, 34 Comédias e Musicais e 16 Aventuras, Westerns e Thirllers. Parte substancial destes filmes não está disponível em DVD e há muitos anos que não são exibidos na Televisão, pelo que são, em grande parte, desconhecidos do grande público.
Quanto a outros eventos, para além dos que fazem parte da actividade habitual dos Pimpões, como as Festas de Aniversários, os Eventos Temáticos, os Eventos Desportivos, etc., festejaremos o Carnaval, os Santos Populares e o Magusto.
Concentrando-nos nas Comemorações, no dia 4 de Janeiro 6.ª feira, inauguramos uma exposição sobre os 75 anos dos Pimpões na biblioteca da Instituição que irá decorrer até ao aniversário do mesmo, seguindo-se o 1º espectáculo, às 21.30 horas, com um Grandioso Concerto de Ano Novo, pelos Coros do Cadaval e Stella Maris de Peniche, seguindo-se no, domingo, dia 6, às 15.30 h, a primeira sessão da 2.ª Matinée, iniciando o Ciclo dos Grandes Clássicos do Cinema Mundial.
Pelo que já foi dado a conhecer, trata-se de um programa ambicioso com esmerados cuidados no que toca à qualidade cultural e artística, com que pretendemos despertar uma vasta adesão de todos os Caldenses e dos residentes na Região Oeste.
Cada vez mais valerá a pena vir aos Pimpões, assistir às nossas sessões, aos nossos eventos, participar e partilhar experiências em comunidade – algo tão esquecido nos dias que correm – e temos a certeza, serão momentos inesquecíveis e até surpreendentes para as novas gerações. Para isso, contamos com a ajuda de todos vós, órgãos da Comunicação Social das Caldas da Rainha e da Região Oeste, para a divulgação deste ambicioso projecto cultural. Permitimo-nos sugerir, até, a criação de um espaço editorial próprio para divulgar a programação e noticiar os eventos, em todas as edições.
Por serem as comemorações dos 75 anos e estando garantidos alguns apoios, tendo, por outro lado, em linha de conta a conjuntura económica do país, muitos eventos terão carácter gratuito, e grande parte dos demais um custo simbólico, e sempre, com a deferência devida, descontos para os nossos sócios, a base de sustentação da nossa Associação.

Agradecemos a presença de todos e temos a certeza de que teremos da vossa parte e das vossas direcções o maior apoio na divulgação desta grande iniciativa cultural, que é também uma grande acção de Cidadania.

Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.