Num fim de semana com todas as equipas a competir, as notas de destaque ficam pela estréia dos Sub-14 Masculinos no Nacional com uma vitória e a qualificação das Sub-16 Femininas para a Fase Final Distrital!

Os “pequenos guerreiros” dos Pimpões estrearam-se no Nacional recebendo a igualmente invicta esta época equipa do CDTN de Torres Novas, campeão distrital em Santarém… e que jogo nos brindaram estes jovens! Um 1º período de muito equilíbrio, com 2 equipas a analisarem-se mas sem medo de atacar e defendendo com unhas e dentes os seus últimos redutos colocam o resultado em 17-15. No 2º período, uma atitude mais ofensiva dos caldenses e muito desacerto dos visitantes na conclusão para cesto levam os Pimpões a distanciar-se no marcado com um parcial de 19-11. Após o descanso, com o resultado em 36-26, tudo faria crer que o jogo estava decidido pois era evidente que à superior estatura dos visitantes os caldenses contrariavam com muita velocidade e eficácia – parcial de 17-17. O último período foi impróprio para cardíacos: os caldenses, fruto de algum nervosismo, concedem demasiadas faltas pessoais e perde os elementos com maior estatura em campo – o capitão João Leiria e o “poste” Guilherme Alberto – deixando a responsabilidade de aguentar a vantagem aos demais; à custa de muito sofrimento e a sorte de um cesto falhado dos visitantes a 3 segundos do fim permitem o parcial de 13-21 e a 1ª vitória no Nacional por 66-64! O Prof. Henrique Martins comentou assim o jogo: “A minha equipa sentiu pela 1ª vez, esta época, dificuldades a nível da transição/organização ofensiva fruto da pressão da equipa adversária e que, por acaso, ainda não tinha perdido esta época vindo por isso bastante motivada. Mas com galhardia, técnica, capacidade de sofrimento, grande atitude e um espírito de entreajuda e raça conseguimos alcançar mais um grande objectivo. Parabéns a todos os intervenientes desde árbitros, oficiais de mesa, atletas e claques”. Digno de nota a correcção de todos os intervenientes no jogo que, apesar de emocionante, foi dignamente vivido por atletas, juízes, treinadores e público que, no fim, saudaram-se amistosamente: é lindo ver um convívio com tal nível de civismo, apenas possível nesta bela modalidade, sem uma única ofensa ou sinais de sobranceria pelos vencedores e mau perder pelos vencidos.

As Sub-16 Femininas foram a Albergaria dos Doze defrontar a equipa da Cartaria e, ao vencerem o jogo por claros 55-39, garantiram um lugar na Fase Final Distrital, a disputar-se no próximo fim de semana no Pavilhão Municipal dos Pousos, em Leiria, com a presença das equipa dos Pimpões, NDAP, BC Lis e Soutocico.

Os Sub-16 Masculinos deslocaram-se a Leiria, à casa do CBL defrontar uma das equipas favoritas ao cetro distrital, e com muita vontade conseguiram ir equilibrando o jogo, acabando por perdê-lo por 81-56.

As Sub-19 Femininas, por sua vez, mantiveram a sua invencibilidade em casa do BC Lis, vencedo a equipa local por conclusivos 60-39 e demonstrando que são, de facto, a melhor e mais completa equipa do distrito.

Por último, os Sub-18 Masculinos receberam no Sábado a equipa do Marinhense. Jogo sem história devido à diferença de estatura e técnica entre as equipas e que permitiu a Miguel Sousa fazer jogar todos os jogadores e “poupar” as peças mais importantes, mais ainda quando a falta de valia técnica dos visitantes colocava em causa, mais vezes do que as devidas, a integridade física dos caldenses. Com parciais de 25-10, 19-11, 26-5 e 20-6, a vitória por 90-32 veio cimentar não só a invencibilidade dos Pimpões em mais este escalão como a deixar claro que não será nenhuma equipa no distrito a coloca-la em causa. Miguel Sousa partilhou as seguintes impressões: “A equipa Sub-18 Masculinos recebeu e venceu naturalmente o Marinhense por 90-32. Mesmo contra uma “táctica” adversária para perder por poucos e não valorizar a modalidade, demonstrámos sempre uma boa atitude competitiva e fomos capazes de aumentar a agressividade defensiva após o intervalo – apenas 11 pontos permitidos no 3º e 4º períodos. Destaque para a óptima prestação dos nossos atletas que saltaram do banco para contribuir valorosamente para esta vitória”.

As equipas de basquetebol dos Pimpões aperfeiçoam a sua condição física graças aos treinos específicos, acompanhados por treinadores pessoais, nas instalações do Balance Health & Spa, sem o qual os resultados desportivos obtidos não seriam possíveis.

 

CALENDÁRIO:

 

Torneio Nacional – 1ª Fase – Sub-14 Masculinos

UFC Tortosendo x Pimpões – 13/01/13 – 15h00 (Pavilhão do UCF Tortosendo)

 

Campeonato Distrital – ½ Final Distrital – Sub-16 Femininos

NDAP (1º) x Pimpões (4º) – 12/01/13 – 16h30 (Pavilhão Municipal dos Pousos – Leiria)

 

Campeonato Distrital – Fase Regular – Sub-16 Masculinos

Soutocico x Pimpões – 13/01/13 – 15h00 (Pavilhão Municipal do Arrabal – Leiria)

 

Campeonato Distrital – ½ Final Distrital – Sub-19 Femininos

Pimpões (1º) x BC Lis (4º) – 19/01/13 – 16h30 (Pavilhão Municipal dos Pousos – Leiria)

 

Campeonato Distrital – Fase Regular – Sub-18 Masculinos

Soutocico x Pimpões – 12/01/13 – 15h00 (Pavilhão Municipal do Arrabal – Leiria)

736867_3643553462375_1668736637_o