basquetebol

SUB-18 PARTEM INVICTOS PARA A FASE FINAL!

Num fim de semana atribulado pelo mau tempo que se fez sentir e com alguns percalços, há a saudar a invencibilidade da equipa de Sub-18 Masculino à partida para a Fase Final Distrital!
Os Sub-12 Mistos receberam em casa, desta feita, a equipa do Cartaxense, em jogo disputado sem marcador electrónico e sem iluminação artificial devido à falha geral de energia em toda a cidade das Caldas. No entanto, no entender das treinadoras Prof. Angélica Cruz e Prof. Sofia Moreira, o que interessava mesmo era jogar e os petizes fizeram-se com ânimo ao jogo! No 1º período, mercê de uma excelente exibição e boa pontaria, os caldenses colocaram-se em vantagem, a qual não voltaram a perder ao longo do jogo. Com parciais de 18-8, 2-8, 8-4 e 2-8 que conduziram ao resultado final de 30-28, os caldenses conquistaram a sua 1ªa vitória neste Torneio!
Já os “pequenos guerreiros” que constituem a equipa de Sub-14 dos Pimpões tiveram mais um fim de semana duro, com jornada dupla, recebendo e visitando as equipas de Lisboa, ambas favoritas aos lugares cimeiros. No Sábado, receberam a equipa do Odisséia (Lisboa) e apesar de uma boa exibição global, a estatura e a presença na equipa adversária de 2 atletas altos e atléticos portadores de muito boa técnica individual acabaram por conduzir o resultado: parciais de 8-31, 18-14, 7-27 e 23-22 fixaram o resultado em 56-94, que não desonra a equipa. No Domingo, em deslocação ao Estoril, os jovens caldenses encontraram a equipa com a média de altura mais elevada da competição, tendo dado boa conta de si, com parciais de 14-16, 24-9, 12-11 e 17-19, chegando a ficar a 4 pontos a meio do 4º período. O resultado final de 67-57 valeu, inclusivamente, rasgados elogios do treinador advsersário! O Prof. Henrique Martins fez-nos o seguinte resumo da jornada: “Este fim de semana tivemos jornada dupla com o 3º e 4º lugar de Lisboa. No Sábado recebemos a equipa do 2010 Odisseia Basket tendo perdido por 56-94. Por momentos a nossa equipa ia conseguindo equilibrar, mas a equipa adversária com um jogador com muita qualidade desequilibrava o jogo como comprova o resultado dos 2º e 4º períodos, em que conseguimos ganhar. Tivemos bons momentos, mas sofrer 40 pontos em contra-ataque, torna impossível a tarefa de ganhar. No Domingo deslocámo-nos a Manique para defrontar a equipa do Estoril tendo perdido com muita galhardia por 67-57: que orgulho senti ao ver a minha equipa de guerreiros a jogar sem medo, com vontade de ganhar, qualidade, rapidez, tudo aquilo que um treinador quer ver! A 5 minutos do fim perdíamos por apenas 4 pontos, para se perceber o equilíbrio do jogo, mas por infelizmente não conseguirmos equilibrar no 2 período vimo-nos afastados da vitória. Parabéns aos atletas porque dignificaram o basquetebol da região de Leiria e aos pais que mais uma vez estiveram com a equipa”.
Os Sub-16 Masculinos receberam a equipa B do IEJOTA num jogo que se adivinhava fácil oara os pupilos do Prof. Amadeu Cordeiro. Uma exibição que honra os seus pergaminhos e um resultado final de 82-56, após parciais de 26-8, 17-17, 17-21 e 22-10, confirmam o 3º lugar na classificação e a qualificação para disputar a Fase Final Distrital, no 1º fim de semana de Fevereiro.
Por último, os Sub-18 Masculinos defrontaram o 2º classificado – IEJOTA – e repetiram a vitória, desta feita com a justa vantagem de 13 pontos num jogo em que jamais perderam o controlo e que puderam “rodar” praticamente todos os jogadores. Parciais de 30-20, 20-16, 18-18 e 16-17 conduziram ao resultado final de 84-71 e o palmarés de 12 vitórias em 12 jogos, enchendo de confiança estes jovens para a disputa da Fase Final Distrital já este fim de semana. Miguel Sousa relatou-nos assim o jogo: “A equipa de Sub-18 Masculino recebeu o IEJOTA na última jornada da Fase Regular do Campeonato Distrital. Vitória por 84-71 e sobretudo uma exibição globalmente bem conseguida, conferindo o pleno de vitórias. Os 50 pontos marcados até ao intervalo dão uma ideia da forte agressividade ofensiva que colocámos no jogo, infelizmente defensivamente fomos obrigados a abdicar de alguns dos nossos princípios dado o critério arbitral apertado que fazia avolumar as faltas em jogadores nucleares. Um agradecimento especial para o público que fez questão de apoiar-nos neste jogo, embalando-nos assim para uma grande Final-4 já no próximo fim de semana.”
Quanto às equipas femininas, a Fase Final Distrital de Sub-19 Femininos foi adiada devido ao mau tempo, ficando aprazada para o fim da época. Ambas as equipas – Sub-16 e Sub-19 – aguardam a publicação dos calendários para abraçar as novas competições para as quais se qualificaram, respectivamente, Torneio Vale do Tejo e Taça Nacional.
As equipas de basquetebol dos Pimpões aperfeiçoam a sua condição física graças aos treinos específicos, acompanhados por treinadores pessoais, nas instalações do Balance Health & Spa, sem o qual os resultados desportivos obtidos não seriam possíveis.

CALENDÁRIO:

Torneio do Futuro Santarém/Leiria – Sub-12 Misto
Stella Maris x Pimpões – 02/02/13 – 11h00 (Pavilhão Polivalente de Peniche)

Torneio Nacional – 1ª Fase – Sub-14 Masculinos
Pimpões x IEJOTA – 27/01/13 – 10h30 (Pavilhão Rainha D. Leonor – Caldas da Rainha)

Taça Nacional – Zona Norte – Sub-19 Femininos
Pimpões x SC Braga – 02/02/13 – 15h00 (Pavilhão Rafael Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha)

Campeonato Distrital – Fase Final – Sub-18 Masculinos
Pimpões (1º) x NDAP (4º) – 25/01/13 – 20h15 (Pavilhão Municipal do Souto da Carpalhosa – Leiria)
Pimpões (1º) x BIR (3º) – 26/01/13 – 16h30 (Pavilhão Municipal do Souto da Carpalhosa – Leiria)
Pimpões (1º) x IEJOTA (2º) – 27/01/13 – 17h00 (Pavilhão Municipal do Souto da Carpalhosa – Leiria)