basquetebol3

SUB-16 REPETEM 3º LUGAR NA FASE FINAL E SUB-19 ESTREIAM-SE NA TAÇA NACIONAL

Após qualificar-se para a Fase Final com o 3º lugar na Fase Regular, os Sub-16 Masculinos repetiram a classificação na Fase Final Distrital. Por sua vez, as Sub-19 estrearam-se na Fase Nacional e os Sub-14 regressaram às vitórias!

Os pequeninos Sub-12 Mistos foram a Peniche defrontar os congéneres do Stella Maris e puderam demonstrar o que andam a aprender com o Prof. Samuel e a Prof.ª Angélica Cruz. Mesmo, segundo apuramos, com a ausência de um dos importantes atletas de Peniche, os caldenses dominaram o encontro e venceram por 47-81.

Os “pequenos guerreiros” do Prof. Henrique Martins foram a Torres Novas, casa do CDTN, iniciando assim a 2ª volta da 1ª Fase do Torneio Nacional de Sub-14 Masculino. Na 1ª volta, os jovens caldenses haviam obtido uma suada vitória por 2 escassos pontos (64-62) pelo que prepararam-se com afinco e dedicação para este jogo, que se previa complicado. No entanto, motivados com a recente e demolidora derrota perante o IEJOTA, os mais jovens dos Pimpões adiantaram-se no marcador para não mais perder a liderança e o controle do jogo. Com parciais de 19-20, 11-30, 10-22 e 17-14, o resultado final resultou nuns convincentes 57-86, motivando os jovens caldenses para defrontar o Tortosendo na próxima jornada. O Prof. Henrique Martins resumiu assim o jogo: “Mais uma excelente exibição desta fantástica equipa de guerreiros, que sabem ser coesos, humildes, amigos: uma verdadeira equipa! No fim do jogo, a equipa dedicou a vitória à Prof.ª Angélica Cruz, sua ex-treinadora de Minibasquete, que fez anos nesse dia, cantando os parabéns dentro do pavilhão.”

Os Sub-16 Masculinos fizeram-se a caminho da Nazaré, para, em campo neutro, defrontarem os 1º, 2º e 4º classificados na Fase Regular, contando com algumas baixas – Miguel Feliciano em recuperação de lesão e Pedro Fialho convalescente de uma intervenção cirúrgica. No 1º dia, defrontaram o 2º classificado – o IEJOTA-A do Prof. Nuno Oliveira – que é uma equipa muito rápida nas transições e dotada de eficaz agressividade defensiva; começando com algum equilíbrio, os caldenses enervaram-se, concederam perdas de bola em momentos-chave e falharam demasiados lançamentos fáceis, perdendo o jogo por 30 pontos (99-69). No 2º dia, tocava defrontar o 1º classificado – CBL de Leiria, treinados por David Magalhães – que na véspera derrotaram de forma conclusiva o Marinhense por 75-52; mais uma vez, os caldenses tentaram repetir a receita de elevada velocidade de execução, defesa atenta e muitos roubos de bola, mas a elevada estatura média dos adversários tornava penetrar em direcção ao cesto e ganhar ressaltos uma tarefa hercúlea, pelo que e derrota final de 84-54 não causou surpresa. No 3º dia, esperava-os disputar o 3º lugar com o Marinhense, que na véspera perdera por escassos 10 pontos com o IEJOTA-A (65-55) e fizeram-se á luta, mantendo sempre a dianteira no marcador mas com os jovens marinhenses sempre à espera do erro; o resultado final de 66-59 revelou-se justo e garantiu o 3º lugar e o acesso ao Torneio Vale do Tejo. No jogo final, o IEJOTA-A começa o jogo com um parcial de 31-15 contra o CBL e dominou o jogo até fraquejar a menos de 4 minutos do final, permitindo ao CBL a vitória por 88-80 e garantir o almejado título de Campeão Distrital e o acesso ao Campeonato Nacional da categoria.

No sector feminino, enquanto as Sub-16 ainda aguardam o calendário da próxima competição, as Sub-19 Femininas estrearam-se na Taça Nacional recebendo a equipa do Sporting Clube de Braga. Muito nervosismo de ambas as partes na abordagem ao cesto e em faltas inconsequentes resulta num pobre parcial de 7-12, favorável às bracarenses e quase exclusivamente na linha de lance livre. No 2º período, com ambas as equipas mais soltas, as caldenses ainda encontam o resultado mas tornam a perder o parcial por 13-16. No 3º período, as caldenses ensaiam uma boa resposta mas mais uma vez os nervos revelaram-se, proporcionando um parcial de 6-25 e praticamente a decisão do jogo. Seguiu-se um último parcial de 7-15 e resultado final de 33-68, algo pesado para a qualidade relativa das equipas mas fruto da falta de experiência das caldenses nestas andanças e da ausência de Júlia Ribeiro, membro importante desta equipa. Segue-se uma longa deslocação a Viseu na próxima semana.

Quanto aos Sub-18 Masculinos, a competição inicia-se no fim de semana de 16 de Fevereiro e já são conhecidos todos os adversários: de Setúbal, o campeão Seixal e o Basket de Almada (2º); de Lisboa, o campeão Benfica, Estoril (2º), Física de Torres (3º) e Odisséia (4º); do Algarve, o campeão Portimonense. Aos jovens caldenses, votos de sucesso nesta 1ª participação na competição rainha dos escalões de formação!

No próximo fim de semana, paragem competitiva devido aos trabalhos das selecções distritais e nacionais.

As equipas de basquetebol dos Pimpões aperfeiçoam a sua condição física graças aos treinos específicos, acompanhados por treinadores pessoais, nas instalações do Balance Health & Spa, sem o qual os resultados desportivos obtidos não seriam possíveis.

 

CALENDÁRIO:

Torneio do Futuro Santarém/Leiria – Sub-12 Misto

Pimpões x Rio Maior – 17/02/13 – 11h00 (Pavilhão Rainha D. Leonor – Caldas da Rainha)

Torneio Nacional – 1ª Fase – Sub-14 Masculinos

Pimpões x Tortosendo – 17/02/13 – 15h00 (Pavilhão Rainha D. Leonor – Caldas da Rainha)

Taça Nacional – Zona Norte – Sub-19 Femininos

Balsa Nova x Pimpões – 17/02/13 – 17h00 (Pavilhão Municipal do Fontelo – Viseu)