Basquetebol_bola

FIM DE SEMANA COMPLICADO PARA OS PIMPÕES!

Com uma vitória por 1 ponto a poucos segundos do fim e 2 derrotas pesadas, o fim de semana revelou-se complicado, com excepção das Sub-19 Femininas, que venceram folgadamente e mantém uma excelente prestação na Taça Nacional!
Os Sub-14 Masculinos do Prof. Henrique Martins receberam em casa os jovens do Estoril, com qurm tinham perdido a 1ª mão por escassos 10 pontos (64-54) e tinham alguma esperança para o resultado; no entanto, o capitão João Leiria e Ricardo Ezequiel foram atacados por uma arreliadora virose – que impediu inclusive João de participar no jogo – e um José Pinho ainda convalescente faziam prever mais dificuldades do que o habitual… e, infelizmente, o pior veio a revelar-se! Os visitantes cedo fizeram valer a sua superior estatura e não deram qualquer chance aos caldenses: parciais de 4-32, 16-31, 5-26 e 9-37 conduziram à mais pesada derrota desta época e a 1ª em que os adversários ultrapassam a fasquia dos 100 pontos – 34-126.
Os Sub-16 Masculinos estrearam-se no Torneio Vale do Tejo contra o Marinhense, uma equipa que tem demonstrado uma franca evolução e, sem poder contar com Miguel Feliciano, André Franco e Pedro Fialho – os 2 últimos a convalescer de intervenções cirúrgicas – viram-se e desejaram-se para manter a dianteira do jogo. Muito nervosismo e precipitação marcaram o 1º período (8-9), melhorando os caldenses a sua prestação no 2º (19-13). Após o intervalo, a equipa visitante entrou bem mais agressiva e levou-o de vencida (11-16), empatando o jogo a 38-38. O último período foi marcado com uma maior agressividade e consequente acumulação de faltas para ambos os lados, afectando mais a equipa visitante por apenas contar com 7 atletas. Uma falta dura de um jovem marinhense sobre João Fialho acabou por ditar o resultado nos últimos segundos de jogo, então empatado a 52-52, e ao converter o último lance livre, concedeu a vitória aos caldenses por 53-52.
As Sub-19 Femininas, equipa patrocinada pelas Geladarias Frutóchocolate, receberam em casa a equipa do Lameirinhas, campeãs do distrito da Guarda e dominaram o 1º período (26-17). Seguiram-se 2 períodos de grande equilíbrio, em que as caldenses tiveram dificuldade – apesar da maior estatura – decidir logo o jogo. No 4º período as atletas visitantes denotaram uma visível quebra física – talvez decorrente da longa viagem – e foram incapazes e travar a capitã Helena Sábio, em tarde de grande inspiração, com 39 pontos – e com o parcial de 31-6 fixaram o resultado em expressivos 93-59, algo injusto para os 3 bons períodos das jovens da Guarda.
Quanto aos Sub-18 Masculinos, tocou-lhes a deslocação a Manique para defrontar o Estoril. Os resultados de ambas as equipas auguravam um jogo equilibrado mas os caldenses entraram em jogo de forma absolutamente desastrada e desconcentrada, permitindo demasiados pontos fáceis e incapazes de furar a defensiva local, tal como os parcial de 57-13 o demonstrava. Na 2º parte e depois das devidas correcções tácticas de Miguel Sousa os caldenses finalmente mostraram o seu valor, como resultado final de 80-57 o demonstra. Miguel Sousa, algo desapontado, resumiu assim o jogo: “No Sábado, a equipa de Sub-18 Masculino deslocou-se a Manique e averbou clara derrota com o Estoril Basket por 80-57. Parciais iniciais de 19-4 e 38(!!)-9 deixaram o jogo completamente resolvido ao intervalo – 57-13(!!). Restava deixar outra imagem da nossa equipa após o intervalo e este objectivo foi plenamente cumprido. Restantes parciais ilustram essa renovada atitude competitiva: 14-19 e 9-25. Sabemos que as dificuldades e os “factores estranhos” não podem conduzir ao desnorte e muito menos a desorganização e falta de empenho, e estou certo que este mau momento, único até agora nesta época, não se repetirá. Essa certeza vem de (mais) uma grande resposta, plena de carácter e personalidade. Lamentável a escandalosa arbitragem deste jogo, prejudicando-nos propositadamente, com erros grosseiros claríssimos em situações de drible ilegal não assinalados que espantavam os próprios jogadores da casa, permitindo uma utilização das mãos para controlar e defender os nossos atletas em drible, passando por uma noção muito peculiar da verticalidade, tudo exclusivamente para a nossa equipa – faltas cometidas: 17-23; lances livres: 36-23. Jogo certamente interessante para ser observado pelos responsáveis pela arbitragem nacional.” De notar a presença na bancada do seleccionador nacional de Sub-18 e Sub-20 Masculino, Carlos Seixas, que convocou os atletas Francisco Monteiro e João Ribeiro para um treino de observação no Centro de Alto Rendimento do Jamor.
As equipas de basquetebol dos Pimpões aperfeiçoam a sua condição física graças aos treinos específicos, acompanhados por treinadores pessoais, nas instalações do Balance Health & Spa, sem o qual os resultados desportivos obtidos não seriam possíveis.

CALENDÁRIO:

Torneio Nacional – 1ª Fase – Sub-14 Masculinos
IEJOTA x Pimpões – 09/03/13 – 15h00 (Pavilhão do Instituto Educativo do Juncal)

Torneio Vale do Tejo – Zona Norte – Sub-16 Femininos
Pimpões x Santarém Basket – 10/03/13 – 17h00 (Pavilhão Rainha D. Leonor – Caldas da Rainha)

Torneio Vale do Tejo – Zona Norte – Sub-16 Masculinos
Benavente x Pimpões – 09/03/13 – 15h00 (Pavilhão da Casa do Povo de Benavente)

Taça Nacional – Zona Norte – Sub-19 Femininos
CAD x Pimpões – 09/03/13 – 18h30 (Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia – Coimbra)

Campeonato Nacional – Zona Sul – Sub-18 Masculinos
Pimpões x Benfica – 10/03/13 – 15h00 (Pavilhão Rainha D. Leonor – Caldas da Rainha)