basquetebol11

E O BASQUETEBOL CALDENSE NÃO PÁRA!

No fim de semana passado, mais uma jornada plena de jogos disputados pelas equipas dos Pimpões!

Os Sub-12 Mistos estrearam-se na competição ainda desfalcados – apenas 7 jogadores disponíveis – e foram ao Instituto Educativo do Juncal disputar um jogo com a equipa local. O resultado de 34-20 não deslustra a boa e esforçada exibição dos mais jovens caldenses e augura bons resultados nesta estréia competitiva destes mini-atletas.

Os Sub-14 Masculinos finalmente chegaram à parte mais dura do calendário, onde terão 4 encontros particularmente exigentes. Desta feita, foram até Leiria defrontar a equipa do Núcleo Sportinguista local e desde cedo mostraram-se receosos perante uma equipa de maior estatura e mais experiência. Ainda que a derrota fosse uma forte probabilidade, o resultado de 70-26 parece exagerado para o valor da equipa, mais ainda quando se viram reduzidos a 4 unidades a 7 minutos do fim do encontro, com um jogador lesionado e 3 dos jogadores mais influentes e experientes – o capitão Afonso Sousa, Duarte Agostinho e Guilherme Chust, que mesmo assim foi o melhor marcador da equipa – excluídos  por excesso de faltas num jogo com apenas um árbitro.

As Sub-16 Femininas receberam em casa a equipa da Cartaria e desde cedo mostraram que pretendiam vencer o jogo. Um 1º período fortíssimo (parcial de 16-4) revelou a vontade de resolver cedo o jogo, mantendo a toada durante o 2º período, chegando ao intervalo com o resultado em 42-13. Na 2ª parte, as caldenses – presentes mais uma vez com apenas 5 atletas – começaram a mostrar sinais de cansaço, permitindo às visitantes encetar alguma recuperação. Com o resultado em 51-28 iniciou-se o 4º e último período e apesar do claro domínio das visitantes, as caldenes conseguiram manter a vantagem e vencer o encontro por 74-54.

Já os Sub-16 Masculinos receberam a equipa do CBL, cujos resultados na competição faziam esperar um encontro fácil. No entanto, o treinador Nuno Martins instrui os seus jogadores que nenhum jogo está vencido à partida e a agressividade ofensiva e defensiva deve ser máxima. O marcador foi demonstrando a superioridade da formação caldense: aos 28-3 no 1º período seguiu-se os 56-11 ao intervalo, os 80-14 no fim do 3º período e o resultado final a registar uns contundentes 111-17 foram o prémio para quem se prepara a cada jogo para disputar a revalidação do título distrital.

As Sub-19 Femininas de Nuno Martins receberam em casa a equipa do BC Lis, num jogo que se sabia bastante equilibrado. Uma má entrada no jogo e um parcial de 10-21 no 1º período fizeram esperar o pior. No entanto, as caldenses se recompuseram e conseguiram equilibrar o 2º período, seguindo as equipas para o intervalo com o marcador a indicar 22-31. No 3º período foram as caldenses a assumir o leme e paulatinamente foram aproximando-se no marcador, chegando ao fim do período com o resultado a 37-37. Seguiu-se um jogo taco-a-taco, com cestos consecutivos de um lado e outro para um desfecho que poderia ser para qualquer das equipas – e aí foram as visitantes as mais felizes, vencendo o encontro por escassos 2 pontos: 52-54.

Já os Sub-18 Masculinos do Prof. Chaleira Damas receberam também em casa a formação do Marinhense, eternos rivais dos caldenses. Os caldenses entraram forte e motivados no jogo e logo no 1º parcial ficou claro o que seria o desfecho: 20-6 foi o que se registou. Ainda que os jovens visitantes jamais tenham voltado a cara ao encontro o resultado foi sempre favorável aos caldenses: 43-12 ao intervalo, 55-18 no 3º período e resultado final de 72-28.

Por sua vez, os Séniores Masculinos deslocaram-se à Escola Salesiana de Manique para defrontar o Estoril Basket, uma das equipas mais fortes da série. Segundo o treinador Miguel Sousa, ainda que na 1ª parte a equipa cumpriu bem defensivamente – iniciou o jogo com um 0-7 a seu favor – mas não esteve nos melhores dias ofensivamente, uma postura diametralmente oposta na 2ª parte permitiu recuperar a diferença pontual mas não foi suficiente para reverter o resultado: 73-60 foi o resultado e os Pimpões desce para o 6º lugar na classificação com igualdade pontual entre o 3º e 8º classificados.

As equipas de basquetebol dos Pimpões aperfeiçoam a sua condição física graças aos treinos específicos, acompanhados por treinadores pessoais, nas instalações do Balance Health Club, sem o qual os resultados desportivos obtidos não seriam possíveis.

 

CALENDÁRIO:

 

Torneio do Futuro – Sub-12 Mistos

Pimpões x Stella Maris – 15/11/14 – 11h00 (Pavilhão Rainha D. Leonor – Caldas da Rainha)

Campeonato Distrital – 1ª Fase – Sub-14 Masculinos

Pimpões x Cartaria – 16/11/14 – 11h00 (Pavilhão Rainha D. Leonor – Caldas da Rainha)

Campeonato Distrital – 1ª Fase – Sub-16 Femininos

Soutocico x Pimpões – 23/11/14 – 15h00 (Pavilhão Municipal do Arrabal – Leiria)

Campeonato Distrital – 1ª Fase – Sub-16 Masculinos

Juncal x Pimpões – 15/11/14 – 10h30 (Pavilhão do Instituto Educativo do Juncal)

Campeonato Distrital – 1ª Fase – Sub-19 Femininos

SC Figueirense x Pimpões – 15/11/14 – 17h00 (Pavilhão da Esc. Sec. Drª Cristina Torres – Figueira da Foz)

Campeonato Distrital – 1ª Fase – Sub-18 Masculinos

Academia x Pimpões – 15/11/14 – 17h00 (Pavilhão da Esc. Sec. D. Dinis – Coimbra)

Campeonato Nacional da 1ª Divisão – Série Centro/Sul – Séniores Masculinos

Pimpões x Algés “B” – 16/11/14 – 15h00 (Pavilhão Rafael Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha)