3.6 Basquetebol

FIM DE SEMANA PROLONGADO CHEIO DE JOGOS

Mais um fim de semana prolongado cheio de bons jogos de basquetebol!

Os Sub-12 Mistos receberam em casa o Stella Maris de Peniche, depois de na sua deslocação à casa dos visitantes terem vencido o jogo no prolongamento. Como tal, os caldenses prepararam o jogo com vontade de repetir a façanha mas cedo os jovens de Peniche mostraram-se aguerridos em resposta ao numeroso público presente e venceram o 1º período por expressivos 10-27. Os períodos seguintes foram equilibrados como o jogo anterior – 4-8, 13-14 e 14-19 – pelo que o resultado final de 41-68 foi pesado e fruto do desacerto no início do jogo.

Já os Sub-14 Masculinos, quase a compensar o fim de semana de repouso no calendário, tiveram direito a uma jornada dupla no feriado. No Sábado, receberam em casa o Stella Maris para a última jornada do Campeonato Distrital sabendo que, independentemente do resultado, estariam fadados a encontrarem-se no play-off de Segunda-feira, uma vez que ambos disputavam o 4º lugar na classificação. Num dia particularmente inspirado, os caldenses dominaram a partida e apenas no final do jogo fraquejaram e deram a vitória aos visitantes por um escasso ponto – 60-61 – depois de parciais de 13-12, 17-10, 14-17 e 16-22. Assim, sendo o jogo de play-off entre 4º e 5º classificados, na Segunda-feira rumaram a pavilhão neutro na Maceira, onde, ao contrário de Sábado, não foram capazes de fazer face à aguerrida equipa do Stella Maris, que dominou a partida e “resolveu-a” logo na 1ª parte – após parciais de 19-7, 22-5, 8-11 e 24-11, o Stella Maris passou à frente no play-off com uma vitória por 73-34. Assim, os Sub-14 Masculinos terminam a sua participação no Campeonato Distrital com um honroso 5º lugar. No próximo fim de semana terá lugar a 2ª e 3ª eliminatória do Play-off para apurar o Campeão Distrital e representante de Leiria no Campeonato Nacional, feito que os Pimpões não conseguiram, depois de 6 presenças consecutivas na mais elevada competição nacional.

Os Sub-16 Masculinos foram à casa do Marinhense para garantir mais uma vitória. Ainda que o jogo tenha sido pouco favorável aos caldenses no que toca ao critério de arbitragem – muito “apertado” para uma equipa que defende o seu cesto com agressividade – e sem contar com o contributo de Ricardo Monteiro devido a lesão, o resultado final de 49-88 peca por escasso face ao valor de cada uma das equipas.

As Sub-19 Femininas de Nuno Martins foram ao norte do distrito, mais concretamente a Pombal, defrontar a equipa ainda imbatível neste campeonato, saindo derrotadas por expressivos 102-34.

Já os Sub-18 Masculinos do Prof. Chaleira Damas receberam em casa a equipa do Juncal para a 2ª Fase do Campeonato Distrital e brindaram-nos com um jogo emotivo disputado atl de 24-7 o a cavalgada de pontos, anulando os jogadores mais importantes da equipa e passando a controlar o jogo, como o parciaé ao último segundo. Após um 1º período equilibrado (16-17), os jovens caldenses desconcentraram-se  permitiram aos visitantes uma vantagem de 12 pontos (26-38) no intervalo, após parcial de 10-21. Porém, no regresso do descanso, iniciaram uma cavalgada de pontos, anulando os jogadores mais importantes da equipa e passando a controlar o jogo, como o parcial de 24-7 o atesta. Com o resultado em 50-45 restava aos caldenses segurar o resultado mas os visitantes obviamente não baixaram os braços. Apenas nos segundos finais e com o jogo empatado a 58-58, uma falta providencial permitiu que fosse convertido o lance livre que lhes garantiu a vitória por 59-58.

Por sua vez, os Séniores Masculinos, foram à Escola Salesiana do Estoril defrontar o Estoril Praia, o “lanterna vermelha” sem vitórias nesta série. Sem poder contar com 4 jogadores importantes por lesão era evidente que a equipa local não era tão débil como os resultados faziam prever. Em todo caso, uma vitória por 61-77 manteve a nóvel equipa sénior na senda das vitórias.

As equipas de basquetebol dos Pimpões aperfeiçoam a sua condição física graças aos treinos específicos, acompanhados por treinadores pessoais, nas instalações do Balance Health Club, sem o qual os resultados desportivos obtidos não seriam possíveis.

CALENDÁRIO:

Campeonato Distrital – 1ª Fase – Sub-16 Masculinos

Pimpões x BC Lis – 13/12/14 – 17h00 (Pavilhão Rafael Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha)

 

Campeonato Distrital – 1ª Fase – Sub-19 Femininos

Pimpões x Soutocico – 13/12/14 – 15h00 (Pavilhão Rafael Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha)

 

Campeonato Distrital – 1ª Fase – Sub-18 Masculinos

CBL x Pimpões – 14/12/14 – 17h00 (Pavilhão Municipal dos Pousos – Leiria)

 

Campeonato Nacional da 1ª Divisão – Série Centro/Sul – Séniores Masculinos

Pimpões x SIMECQ – 14/12/14 – 15h00 (Pavilhão Rafael Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha)