3.6 Basquetebol

Tendo garantido o 1º lugar em Sub-16 e Sub-18 Masculinos, os Pimpões ganha o direito desportivo de receber, em casa, as Fases Finais destes escalões, que terão lugar em Janeiro!

Em jeito de balanço, os desempenhos das equipas dos Pimpões cumpriu os objectivos traçados pela Direcção e Coordenação Técnica em todos os escalões.

Os Sub-12 Mistos, na 1ª Fase do Torneio do Futuro e com uma equipa com muitos jovens que começaram a prática no início da época obteve o 3º lugar na Zona Sul do Distrito, com 1 vitória e 2 derrotas.

Os Sub-14 Masculinos, também com uma equipa em formação, obtiveram o 6º lugar na 1ª Fase (8 J, 3 V, 5 D) e um honroso 5º lugar no Play-Off de apuramento para a Final 4.

As Sub-16 Femininas disputaram a 1º Fase do Campeonato Distrital em obtiveram acesso à 2ª Fase com o 4º lugar, com o palmarés de 3 vitórias e 3 derrotas em 6 jogos. No entanto, o grupo jamais contou com mais de 5 atletas e, em muitos jogos, acabaram com 4 e 5 em campo, demonstrando uma garra louvável em todos os aspectos. No entanto, foi decidido integrar este grupo nas Sub-19 Femininas esperando que o seu contributo leve às mais velhas às competições nacionais.

Os Sub-16 Masculinos foram absolutamente dominadores no seu escalão, obtendo o pleno de vitórias em 7 jogos na 1ª Fase e repetindo o feito de 3 vitórias em 3 jogos na 2ª Fase, granjeando o direito desportivo de receber, em casa, a Final 4 do escalão, a ser disputada em 4 jogos entre Pimpões, Juncal, Marinhense e BC Lis, já a 3 e 4 de Janeiro próximo. Esta Fase Final terá lugar no Pavilhão Bordalo Pinheiro por indisponibilidade do Pavilhão Rainha D. Leonor, um pavilhão com a dignidade de receber tal evento.

As Sub-19 Femininas, também com um grupo que raramente ultrapassou as 5-6 atletas disponíveis para jogar, apenas contou com derrotas no seu percurso: 8 derrotas em 8 jogos na 1ª Fase e 3 derrotas em 3 jogos na 2ª Fase. Ainda assim, ascende à Final 4, onde defrontará a equipa em 1º lugar: Soutocico. Com o contributo recente das Sub-16 Femininas integradas no grupo, é expectável que possam atingir pelo menos o 3º lugar e assim participar nas competições nacionais.

Já os Sub-18 Masculinos do Prof. Chaleira Damas tiveram um percurso menos “académico”: ainda que na 1ª Fase tenham obtido o 6 lugar com 2 vitórias e 4 derrotas em 4 jogos, chegaram ao 1º lugar na 2ª Fase com o pleno de vitórias em 3 jogos, obtendo o direito desportivo de trazer a Final 4 para as Caldas da Rainha, desta feita a 10 e 11 de Janeiro no Pavilhão Rainha D. Leonor.

Por sua vez, a estreante equipa de Séniores Masculinos tem tido um percurso notável para uma equipa recente, com jogadores de várias procedências e que mudou de treinador ao fim de 3 jogos. Assim, o 4º lugar com 5 vitórias e 3 derrotas em 8 jogos é encorajador e vai de encontro ao objectivo de alcançar a 2ª Fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

As equipas de basquetebol dos Pimpões aperfeiçoam a sua condição física graças aos treinos específicos, acompanhados por treinadores pessoais, nas instalações do Balance Health Club, sem o qual os resultados desportivos obtidos não seriam possíveis.

 

CALENDÁRIO:

 

Campeonato Distrital – Fase Final – Sub-16 Masculinos

Pimpões x Marinhense – 03/01/15 – 17h00 (Pavilhão Rafael Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha)

 

Campeonato Distrital – Fase Final – Sub-19 Femininos

Soutocico x Pimpões –10/01/15 – 15h00 (Pavilhão Eduardo Gomes – Pombal)

 

Campeonato Distrital – Fase Final – Sub-18 Masculinos

Pimpões x Marinhense – 10/01/15 – 15h00 (Pavilhão Rainha D. Leonor – Caldas da Rainha)

 

Campeonato Nacional da 1ª Divisão – Série Centro/Sul – Séniores Masculinos

Odivelas x Pimpões – 10/01/15 – 20h30 (Pavilhão Municipal Susana Barroso – Pontinha)