regras-basquetebol

E FINALMENTE COMEÇA A TEMPORADA DE BASQUETEBOL!

E finalmente começa a época desportiva oficial, com todas as equipas de formação a estrear-se nos respectivos campeonatos!

Os Sub-14 Masculinos receberam a forte equipa do IEJ A, um dos favoritos ao ceptro distrital. Ambas as equipas apresentaram-se com plantéis reduzidos – 6 caldenses contra 7 visitantes. Ainda que o início de jogo tenha sido equilibrado até aos 5 minutos, a maior experiência e profundidade de banco dos visitantes fez-se notar. Após parciais de 7-21, 4-30, 7-27 e 2-12 os mais jovens dos Pimpões estrearam-se com uma derrota por 20-90.

Os Sub-16 Masculinos estrearam-se a receber a aguerrida equipa do Stella Maris de Peniche. A exemplo dos colegas mais novos, o jogo manteve-se bastante equilibrado até aos 5 minutos de jogo, em que um “triplo” do capitão Gustavo “Guga” Morgado deu o mote para o que se seguiria, levando o resultado a 19-10 no 1º período. No 2º período, o Stella Maris coloca em campo o seu capitão Bruno Correia – uma “força da natureza” – que jogou e fez jogar os colegas conseguindo registar um parcial de 16-14. No 3º e 4º períodos, a capacidade física dos caldenses – fruto de uma pré-época exigente – fez-se notar na pressão a campo inteiro, nos roubos de bola sucessivos e na sucessão contra-ataques fulminantes: com parciais de 23-9 e 22-13, o jogo conclui-se com um resultado final de 78-46, não sendo mais dilatado devido ao mérito dos adversários e uma eficácia de lançamento ainda baixa, como é o costume em início de época.

As Sub-19 Femininas foram ao Souto da Carpalhosa defrontar a equipa local – BC Lis. Em clara inferioridade numérica – apenas 5 atletas caldenses – registe-se que o primeiro cesto convertido da época pertence à caldense Beatriz Sábio. A derrota por 76-46, dadas as circunstâncias, acaba por não se revelar pesada.

Já os Sub-18 Masculinos receberam a equipa do Soutocico na sua estréia. Desde o início era evidente a melhor técnica individual e capacidade atlética dos caldenses, que registaram logo um parcial de 16-4 no 1º período. De seguida, Miguel Sousa aproveitou para ensaiar algumas alterações posicionais e conceder tempo de jogo a todos os jogadores, pelo que se sucederam parciais de 20-14 e 12-16. No 4º período, já com o jogo decidido, os adversários também aproveitam para dar tempo de jogo aos atletas menos utilizados e o último parcial de 22-6 fixou o resultado final em 70-40.

As equipas de basquetebol dos Pimpões aperfeiçoam a sua condição física graças aos treinos específicos, acompanhados por treinadores pessoais, nas instalações do Balance Health Club, sem o qual os resultados desportivos obtidos não seriam possíveis.

 

CALENDÁRIO:

Campeonato Distrital – 1ª Fase – Sub-14 Masculinos

BIR x Pimpões – 18/10/15 – 11h00 (Pavilhão Municipal do Valado de Frades)

 

Campeonato Distrital – 1ª Fase – Sub-16 Masculinos

Cartaria x Pimpões – 17/10/15 – 11h00 (Pavilhão Municipal de Albergaria dos Doze)

 

Campeonato Distrital – 1ª Fase – Sub-19 Femininos

Pimpões x Stella Maris – 17/10/15 – 15h00 (Pavilhão Rafael Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha)

 

Campeonato Distrital – 1ª Fase – Sub-18 Masculinos

BC Lis x Pimpões – 18/10/15 – 16h30 (Pavilhão Municipal do Souto da Carpalhosa – Leiria)