basquete

SUB-16 MASCULINOS GARANTEM FASE FINAL NAS CALDAS

Depois de uma Fase Regular irrepreensível com um registo de 10 vitórias em 10 jogos, os Sub-16 Masculinos garantiram o direito desportivo de organizar a Fase Final Distrital nas Caldas da Rainha!

No feriado de 8 de Dezembro, os Sub-16 Masculinos deslocaram-se à Embra, para defrontar o Marinhense, os 2º classificados na competição. Um início de jogo fulminante dos caldenses apenas permitiu a reacção dos locais já no fim do 1º período, que ficou em 11-22. No 2º período os locais utilizaram um alinhamento mais forte enquanto os caldenses optaram por não o fazer e, após parcial de 15-14, o jogo vai para intervalo com o marcador em 26-36. No reinício, ambas as formações colocaram em campo o seu “5” mais forte e cedo o valor dos caldenses fez-se notar, com um parcial de 10-24 que colocou o jogo a 24 pontos e praticamente decidido. O 4º período foi dedicado à gestão do resultado, e após parcial de 23-16 os caldenses garantem a vitória por 59-76.

No Sábado, os caldenses receberam em casa a equipa do CBL para a última jornada. Apresentando-se com apenas 5 elementos, os leirienses teriam pouca chance de discutir o jogo e o 1º parcial de 47-4 não foi a isso alheio. No 2º período, novo parcial “pesado” de 24-2, quando os leirienses já estavam reduzidos a 4 unidades devido a lesão de um atleta. No 3º período e numa atitude de claro desrespeito ao espírito desportivo e apesar dos caldenses utilizarem os jogadores com menos tempo de jogo, os leirienses dedicaram-se a fazer faltas consecutivas para serem excluídos e ficarem reduzidos a uma unidade e terminar o jogo – o que nem se veio a verificar porque a opção foi de solicitar a um dos atletas para simular uma lesão. O jogo terminou assim quando faltavam cerca de 3 minutos para terminar o 3º período e com o marcador em 82-8.

Por sua vez, as Sub-19 Femininas receberam as congéneres também do CBL para disputar a última jornada. Desde cedo as caldenses mostraram vontade de encerrar o campeonato em grande e a sucessão de cestos e “triplos” foi uma constante: parciais de 23-6, 13-6, 18-10 e 27-3 levaram a uma vitória final por expressivos 81-25. Uma nota de destaque para a atleta caldense Sílvia Guerreiro que averbou 7 “triplos”, um recorde absoluto no sector feminino do basquetebol dos Pimpões!

Os Sub-18 Masculinos foram no fim de semana ao Juncal disputar a Fase Final do seu escalão. No Sábado, num jogo sem grande história contra o 3º classificado – Soutocico – venceram por claros 99-42. Já no Domingo, calhou-lhes disputar a final com a equipa da casa, o 1º classificado IEJOTA. O jogo, apesar do nervosismo de ambas as formações, iniciou-se de forma equilibrada, com um parcial de 17-17, aliás repetido no 2º período. Com o resultado em 34-34, ara uma incógnita quem sairia vencedor; porém, a fortuna sorri ao IEJOTA que averba 3 “triplos” de seguida, incomodando os caldenses e levando o resultado a uma vantagem de 7 pontos (54-47) no final do 3º período. Apesar do incentivo de Miguel Sousa, os caldenses demonstraram um evidente nervosismo e André Fortunato e Henrique Barros – peças fundamentais na ofensiva caldense – são excluídos por acumulação de faltas, o que foi a machadada final nas aspirações de trazer a taça de campeões para as Caldas. Assim, e após parcial de 21-13, os juncalenses renovam o título distrital na época 2015/2016 e relegam os caldenses ao título de vice-campeões, garantindo porém uma vaga para a Taça Nacional de Sub-18 Masculinos.

As equipas de basquetebol dos Pimpões aperfeiçoam a sua condição física graças aos treinos específicos, acompanhados por treinadores pessoais, nas instalações do Balance Health Club, sem o qual os resultados desportivos obtidos não seriam possíveis.

 

CALENDÁRIO:

 

Campeonato Distrital – Fase Final – Sub-16 Masculinos

 

Meias-Finais:

Pimpões x Soutocico – 18/12/15 – 20h15 (Pavilhão Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha)

Marinhense x Stella Maris – 18/12/15 – 22h15 (Pavilhão Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha)

 

3º e 4º Lugar:

Vencido 1º jogo x Vencido do 2º jogo – 20/12/15 – 15h00 (Pavilhão Rainha D. Leonor – Caldas da Rainha)

 

Final:

Vencedor 1º jogo x Vencedor do 2º jogo – 20/12/15 – 17h00 (Pavilhão Rainha D. Leonor – Caldas da Rainha)