No dia 5 de maio realizou-se o Triatlo de Oeiras que recebeu cerca de 1000 inscritos.
O Triatlo de Oeiras incluiu duas distâncias, sprint e super sprint nas diferentes competições: o Campeonato Nacional Individual de Triatlo Sprint, em Elites, Escalões e Grupos de Idade e Paratriatlo e as duas provas abertas direcionadas a todos aqueles que quisessem participar.

Quase a tocar as temperaturas de verão, o dia amanheceu quente, tranquilo e sem nuvens, embora ao longo da tarde o vento tivesse vindo a aumentar um pouco, o que obrigou um maior esforço por parte dos atletas.

No Campeonato Nacional Individual de elites o percurso de ciclismo incluiu quatro voltas, o que para além da espetacularidade, proporcionou um maior apoio do público aos seus atletas preferidos. Em termos competitivos foi uma prova diferente do habitual, já que tanto em elites como em cadetes, os atletas vencedores em femininos e masculinos destacaram-se do grupo perseguidor logo à saída da primeira transição, percorrendo sozinhos os dois últimos segmentos, evidenciando um nível muito elevado.

Madalena Almeida, do Clube de Natação Torres Novas, conquistou o título de Campeã Nacional de Triatlo Sprint com uma prova de alto nível concluindo em 01:09:19, sendo a primeira a sair da água, continuando na primeira posição no ciclismo, segmento que fez isolada e onde foi ganhando vantagem para a corrida; chegou à meta com uma vantagem de 1´22’’ para Maria Tomé, do OutSystems Olímpico de Oeiras, que concluiu em segundo lugar com 01:10:41. Na terceira posição ficou Andreia Ferrum, também do Olímpico, atleta que venceu em 2018, com o tempo de 01:10:47.

Na competição masculina, foi Ricardo Batista que venceu a prova fazendo a competição isolado dos restantes: saiu da água em primeiro lugar, juntamente com mais dois atletas, mas a partir do ciclismo alcançou vantagem, mantendo a distância até ao final.

Ricardo Batista terminou a prova em primeiro lugar com o tempo de 00:59:07, Tiago Fonseca, do OutSystems Olímpico de Oeiras, ficou na segunda posição com 01:00:33 e na terceira posição ficou o atleta do Estoril Praia Credibom, Rafael Domingos, com o tempo de 01:00:36.

O Triatlo de Oeiras contou também com o Campeonato Nacional dos grupos de idade, atletas que participaram em força nesta competição. O primeiro atleta a cortar a meta, com 00:58:11, foi Miguel Tomé, do SFRAA, que conquistou o título de Campeão Nacional 20-24 e a primeira mulher foi Beatriz Ferreira, do Núcleo do Sporting da Golegã, com 01:08:27, campeã de juniores de Triatlo Sprint.

Os Pimpões Triatlo estiveram representados e com excelentes resultados na prova Sprint com:

– Sandra Machado – Medalha de Prata 1:21:02
– Elisabete Rosa – Medalha de Bronze 1:24:03
– João Lopes – 7ºLugar 1:15:25
– João Inácio – 8ºLugar 1:07:12
– Luís Oliveira – 10ºLugar 1:05:01
– Fernando Corvelo – 20ºLugar 1:15:11
– Tiago Isidoro – 21ºLugar 1:08:10
– Bruno de Carvalho – 51ºLugar 1:17:45

Já no Super Sprint Luís Carvalhinho classificou-se no 10ºLugar da geral e Medalha de Ouro no escalão.

O Triatlo nos Pimpões é uma secção nova mas que já começa a marcar a sua posição no triatlo nacional, por isso não podemos deixar de agradecer a quem nos apoia que é o caso da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Junta de Freguesia de Santo Onofre e Serra do Bouro, Auto Leandro Santos, Balance e Bicisports.

Muito Obrigado a todos e muitos parabéns!!!