Os Pimpões receberam, a 15 de julho, o segundo encontro “WordPress Meetup”, desta vez destinado a falar sobre a segurança em sites criados e mantidos neste sistema de gestão de conteúdos para Internet.

Segundo o moderador deste evento, o consultor de marketing António Pinto, o objetivo passa por realizar encontros mensais com os mais diversos temas relacionados com o WordPress. A participação é gratuita e vai ao encontro da filosofia da “Comunidade Portuguesa de WordPress”, uma organização informal que procura divulgar e contribuir para a utilização e desenvolvimento deste sistema em Portugal.

No dia 15, fez uma apresentação sobre as melhores práticas, truques e dicas para uma melhor segurança em sites realizados em WordPress, que é utilizado tanto por amadores como profissionais e empresas.

Muitos dos conselhos praticados podem ser utilizados noutras plataformas ou mesmo na utilização da Internet no dia-a-dia, como é o caso da criação de passwords difíceis de serem descobertas por terceiros e de cópias de segurança dos seus dados. No caso dos sites criados em WordPress há aplicações, algumas das quais gratuitas para essa gestão.

Uma das principais caraterísticas deste sistema tem a ver com a facilidade com que se podem criar sites, desde os mais simples aos mais sofisticados. O utilizador pode optar por criar um site a partir dos temas disponíveis, acrescentar plug-ins ou até programar. É por isso que muitas empresas de criação de sites optam por o utilizar em detrimento da opção de construir páginas na Internet de raiz.

Para saber mais, pode aderir à comunidade nacional que pode ser encontrada no Facebook (www.facebook.com/groups/wpportugal) ou através do site wp-portugal.com .