No último Sábado, as competições oficiais de Basquetebol regressaram às Caldas da Rainha, com o primeiro jogo da equipa de Sub-18 Masculinos, o único escalão em acção.

Recebendo em casa a aguerrida equipa do NDAP de Pombal, dirigidas por um treinador jovem mas experiente – Celso Casinha – a equipa do “coach” Miguel Sousa entrou em jogo de forma decidida a vencer. Sendo evidente a vantagem física da equipa local – que no seu “5” inicial exibia uma altura média próxima do 1,90m – a agressividade dos pombalenses ia impedindo a progressão do resultado, à qual se juntava ainda os vários pontos falhados fruto da falta de ritmo competitivo, comum a ambas as equipas. Os parciais de 18-10, 17-11, 14-10 e 14-4, que conduziram ao resultado final de 65-35 fazem justiça à equipa local pela vitória, mas fazem pouca justiça ao basquetebol jogado, pois um resultado mais dilatado e mais pontos seriam muito mais merecidos e esperados pelo numeroso público presente.

Miguel Sousa teceu os seguintes comentários no fim do jogo: “Concluímos o primeiro jogo oficial da época 2012/2013 com a recepção do NDAPombal. Vitória final por 65-35 num jogo muito aguerrido e com boa intensidade, mas com erros técnicos e cestos fáceis falhados próprios do inicio de época. Atitude e empenho impecáveis mas o resultado foi francamente escasso.” O capitão João Ribeiro também partilhou algumas impressões: “O nosso ataque a sair com fluidez, tentámos acelerar o ritmo do jogo pois sabíamos que tínhamos grande vantagem a caminho do cesto e conseguiríamos “sacar” muitas faltas, mas depois errámos muito, alguma má seleção de passe, falta de eficácia e perdemos muitos ressaltos por falta de comunicação. Defensivamente, com algumas falhas ainda, primeiro jogo do campeonato sofremos 35 pontos, sendo que no último período permitimos apenas 4! A atitude agrada-me, toda a gente está disponível para ajudar a equipa e estou muito contente com este grupo.”

Na próxima semana, os Sub-18 deslocam-se à casa do BIR em Valado de Frades, uma das equipas favoritas ao cetro distrital. Também se estrearão os Sub-14 Masculinos, Sub-16 Femininos e Sub-19 Femininos. Os Sub-16 Masculinos iniciam a sua participação no Campeonato Distrital apenas a 21 de Outubro.

As equipas de basquetebol dos Pimpões aperfeiçoarão a sua condição física graças aos treinos específicos, acompanhados por treinadores pessoais, nas instalações do Balance Health & Spa, sem o qual os resultados desportivos obtidos não seriam possíveis.

 

CALENDÁRIO:

 

Torneio de Outono – Sub-14 Masculinos

Pimpões x Marinhense – 13/10/12 – 11h00 (Pavilhão Rainha D. Leonor – Caldas da Rainha)

 

Campeonato Distrital – Fase Regular – Sub-16 Femininos

NDAP x Pimpões – 14/10/12 – 11h00 (Pavilhão Municipal Eduardo Gomes – Pombal)

 

Campeonato Distrital – Fase Regular – Sub-16 Masculinos

Pimpões x Marinhense – 13/10/12 – 17h00 (Pavilhão da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha)

 

Campeonato Distrital – Fase Regular – Sub-19 Femininos

Soutocico x Pimpões – 13/10/12 – 15h00 (Pavilhão Municipal do Arrabal – Leiria)

 

Campeonato Distrital – Fase Regular – Sub-18 Masculinos

BIR x Pimpões – 13/10/12 – 17h00 (Pavilhão Municipal do Valado de Frades)