Introdução

O triatlo surgiu no San Diego Track Club na década de 1970. A primeira grande competição de triatlo, foi o Ironman Triathlon, organizado em 1978 no Havaí. Naquela ocasião, a competição foi organizada com o intuito de esclarecer qual dos atletas (nadador, ciclista ou corredor) tinha o melhor condicionamento físico, que possuía a maior resistência. Era uma competição genuinamente individual, na qual não era permitida interações entre alguns competidores que viessem a prejudicar os demais. Por exemplo, não era permitida a prática conhecida como vácuo ou drafting (que é a redução da resistência aerodinâmica em até 30%, conseguida pelo atleta que se posiciona atrás de outro) durante a etapa de ciclismo.

A modalidade estreou-se nos jogos de Sydney no ano 2000. Foram feitas modificações com o fim de tornar a modalidade mais atrativa ao público, alteraram consideravelmente a dinâmica da prova e afastaram-na dos princípios que guiaram o nascimento da modalidade, mas aproximaram a modalidade dos requisitos necessários para ingressar nos desportos olímpicos. Algumas das alterações mais importantes para que o triatlo se tornasse um desporto olímpico dizem respeito aos fatos e a exposição de logotipos dos patrocinadores nos fatos dos atletas. Além disso, nos Jogos Olímpicos os países podem, de acordo com critérios de desempenho, enviar no máximo três atletas tanto no masculino, quanto no feminino, que farão parte de uma mesma seleção de seus países.

O Triatlo leva os atletas aos seus limites em três diferentes modalidades: natação, ciclismo e corrida. Cada modalidade exige que o atleta esteja na sua melhor condição física.

 

OBJETIVOS E REQUISITOS PARA A ESCOLA DE TRIATLO

  1. OBJETIVOS

Toda a atividade do Triatlo Jovem, e muito especialmente, a das Escolas de Triatlo é norteado pelos Objetivos Gerais que abaixo se indicam, podendo ainda, fruto da particularidade de cada Escola, haver lugar a objetivos específicos.

  1. Objetivos gerais das Escolas de Triatlo definidos pela FTP
  • Iniciação à prática do Triatlo, numa perspetiva de desenvolvimento global dos jovens nas vertentes física, intelectual e social;
  • Formação do Jovem desportista alicerçada em valores que consagrem o respeito pelo adversário, fomentando a criação de amizades, adquirindo hábitos de autodisciplina, persistência e autossuperação;
  • Prospeção, deteção, seleção e acompanhamento técnico de Jovens com potencial para a prática de Triatlo de alto rendimento.

  1. Atividades a desenvolver
  • Organização de ações desportivas de carácter local para atletas e pais;
  • Organização de eventos a constar do calendário da FTP;
  • Outro tipo de ações destinadas a promover a coesão, o espírito de grupo e o espírito desportivo;
  • Apoio técnico a iniciativas desportivas de Aquatlo, Duatlo ou Triatlo em Escolas e Autarquias do concelho de implantação da Escola de Triatlo;
  • Reuniões com pais.

  1. Grupos de idades

Nome da Classe

Objetivos desportivos

Idades compreendidas

Benjamins

Atitude positiva face ao desporto, confiança, concentração, reforços positivos, sentir-se parte do grupo, gostar da atividade desportiva.

Aprender as principais competências motoras de modo estruturado e divertido.

6-9 Anos

Infantis/Iniciados

Introdução à preparação mental, perceber a finalidade do treino, perseverança, confiança, concentração, definir objetivos.

Ensino mais específico da modalidade.

10-13 Anos

Juvenis/Cadetes

Definição de objetivos.

Controlo das emoções e pensamentos, responsabilização pelo processo de treino.

Rotinas de competição e treino.

Otimização das capacidades necessárias às especificidades da competição.

14-17 Anos

Juniores

Rotinas de treino e competição bem definidas.

Capacidade de refazer planos e objetivos.

Grande capacidade mental.

Preparação especifica de determinadas competições para vencer.

18-19 Anos

Elites

Capacidade de estabelecer um novo equilíbrio e objetivos na sua vida.

Adequar novas rotinas sem a ocupação do treino e competição.

+ 20 Anos