MINIBASQUETE

O Minibasquete é um desporto misto inspirado no Basquetebol, vocacionado para rapazes e raparigas entre os 4 aos 11 anos, dispondo de regras próprias e simplificadas, bem como equipamento específico.

As alturas dos cestos, por exemplo, são mais baixas do que no basquetebol (3,05 m), de 2,30 m para babys e mini8, e 2,60 m para mini10 e mini12.

Os campos de jogo são mais curtos (transversais), e as bolas são, também, mais pequenas, tamanhos 3 e 5, entre outras diferenças.

O Minibasquete é uma Escola para os futuros atletas de basquetebol, que visa melhorar os reflexos e a coordenação motora, desenvolver o raciocínio, estabelecer as bases para o trabalho em equipa e fomentar o respeito pelos companheiros e adversários, além de ser uma actividade física salutar.

O Minibasquete é considerado pelos especialistas como o melhor desporto colectivo para crianças e pré-adolescentes pois, apesar de intenso, os contatos físicos violentos não são permitidos pelas regras.

O Minibasquete é vivido intensa e constantemente em festa, quer nos treinos, quer nos convívios, torneios e outros eventos, em momentos irrepetíveis, sempre ansiados pelos atletas e onde imperam o âmbito lúdico, o divertimento, a alegria, a partilha, etc.

O objetivo maior do Minibasquete é o de garantir o espaço adequado de crescimento e desenvolvimento de todos os atletas.

No nosso clube, a Escola de Minibasquete tem vindo a crescer desde a época 2018/19, tendo passado de cerca de 12 para quase 60 atletas, o que lhe valeu ser distinguida com o certificado de qualidade de Escola Portuguesa de Minibasquete por parte da Federação Portuguesa de Basquetebol.

No minibasquete não importam os resultados no placard, mas os resultados dos treinos, vistos em campo, e o que é mesmo o mais importante, como é habitual, é que todos possam desfrutar do momento, em partilha, jogando, brincando e divertindo-se, porque vamos “SEMPRE juntos, até onde o sonho nos levar!

 

Equipa Técnica Minibasquete

António Albuquerque

Treinador Nível I