basquetebol natal

SUB-18 MASCULINOS APURADOS PARA A FASE FINAL DISTRITAL!

Depois da última jornada da Fase Regular, os Sub-18 Masculinos marcam presença, no próximo fim de semana, na Fase Final Distrital, que visa apurar os representantes de Leiria no Campeonato e Taça Nacionais!

Os Sub-14 Masculinos foram à casa do Marinhense, para um jogo em que contavam repetir as 2 vitórias anteriores. No entanto, ainda no aquecimento, o sub-capitão Ricardo Ezequiel lesionou-se, ficando em dúvida para o 5 inicial, deixando colegas e treinador algo inquietos. No início da partida, já recuperado, obtém a posse de bola, lança, falha, recupera no ressalto e marca os 2 primeiros pontos da partida e… ressente-se da lesão, deixando a tarefa os demais colegas. Estes, reduzidos a menos uma unidade dão tudo por tudo e conseguem averbar mais uma categórica vitória neste campeonato, desta feita por 32-68, mantendo o registo de invencibilidade e cimentando a presença no Campeonato Nacional, quando ainda falta um jogo. Nota negativa para os comentários pejorativos e pressão inaceitável de treinadores e público sobre a dupla de árbitros – dois jovens de tenra idade e inclusivamente atletas do Marinhense! – que fizeram uma arbitragem sem erros de monta, considerando não só a juventude como a própria inexperiência na função. Depois queixam-se os clubes de custos com as arbitragens com a presença de árbitros mais experientes de outras localidades do distrito…

Enquanto as Sub-16 Femininas tiveram mais um fim de semana de descanso – efeito de uma “chave” com número ímpar de equipas – os Sub-16 Masculinos receberam em casa a equipa do Marinhense. Desde o início ficou patente a superioridade da equipa caldense, e pena o desnível entre equipas ser tão marcado, porque de certa maneira ofusca o brilhantismo das exibições individuais! O resultado final – 64-28 – peca até por escasso perante aquilo que se assistiu nesta tarde de Sábado.

As Sub-19 Femininas do Prof. Chaleira Damas receberam em casa as jovens pombalenses do NDAP, cuja “estrela” é a atleta internacional – ainda Sub-16 – Beatriz Jordão que, do topo do seu 1,90m, impõe respeito sob as tabelas. Tendo começado equilibrado no 1º período (parcial de 12-16), as jovens caldenses passaram por um longo período de desacerto na abordagem ao cesto, demasiados passes mal elaborados e alguma ingenuidade, permitindo o avanço no marcador, que indicava 21-37 ao intervalo. No regresso, algum ascendente caldense para ao longo da 2ª parte ir desvanecendo pouco a pouco, trazendo uma derrota final de 42-62 e bastante desconsolo de atletas e público, pois era evidente que as adversárias eram perfeitamente acessíveis.

Os Sub-18 Masculinos de Miguel Sousa receberam a – ainda – invencível equipa do IEJOTA e fruto de uma tarde inspirada do capitão Bernardo Folhas, começaram o jogo com um claro ascendente sobre os visitantes, como bem evidencia o parcial de 20-11. No entanto, algum nervosismo e precipitação permitiram aos juncalenses equilibrarem o 2º período mas o resultado ao intervalo – 43-35 – parecia promissor. No regresso do descanso, mais uma vez os nervos à flor da pele iam concedendo faltas irreflectidas e lances livres aos adversários, que os permite passar para a frente do marcador. Após a exclusão por acumulação de faltas de Bernado Folhas, Manuel Santos e Henrique Barros e a precoce 4ª falta de Miguel Feliciano conduziram ao “desmontar” do ânimo e conduziram ao resultado final de 61-73. Com o 4º lugar, os caldenses iniciam a participação na Fase Final com o mesmo IEJOTA no próximo Sábado, no Pavilhão Municipal do Souto da Carpalhosa.

As equipas de basquetebol dos Pimpões aperfeiçoam a sua condição física graças aos treinos específicos, acompanhados por treinadores pessoais, nas instalações do Balance Health Club, sem o qual os resultados desportivos obtidos não seriam possíveis.

 

CALENDÁRIO:

Campeonato Distrital – Fase Nacional – Sub-14 Masculinos

Cartaria x Pimpões – 14/12/13 – 15h00 (Pavilhão Municipal do Souto da Carpalhosa – Leiria)

Campeonato Distrital – Fase Distrital – Sub-16 Femininos

Pimpões x Marinhense – 15/12/13 – 15h00 (Pavilhão Rafael Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha)

Campeonato Distrital – Fase Regular – Sub-16 Masculinos

BC Lis x Pimpões – 14/12/13 – 11h00 (Pavilhão Municipal do Souto da Carpalhosa – Leiria)

Campeonato Distrital – Fase Regular – Sub-19 Femininos

Marinhense x Pimpões – 14/12/13 – 16h00 (Pavilhão da Embra – Marinha Grande

Campeonato Distrital – Fase Final – Meia Final – Sub-18 Masculinos

IEJOTA x Pimpões – 14/12/13 – 17h00 (Pavilhão Municipal do Souto da Carpalhosa – Leiria)