basquete190513

FIM DE SEMANA DURO PARA AS EQUIPAS DOS PIMPÕES

Um fim de semana duro para as equipas dos Pimpões, com Sub-14 e Sub-16 Masculinos com jornada dupla e os Sub-18 a receberem os líderes da competição.

Os jovens Sub-14 foram no Sábado à Carreira e no Domingo ao Souto da Carpalhosa, na zona de Leiria, para disputar a Fase Final do 5º ao 8º lugar do Campeonato Regional. No Sábado, saíram derrotados com o Cartaxense e no Domingo venceram o CBL, garantindo assim o 8º lugar na competição.

Já os Sub-16 Masculinos receberam no Sábado a equipa do Marinhense e no Domingo rumaram a Algés. Se no Sábado tiveram um jogo sem grande dificuldade, como o resultado final de 74-32 demonstra (parciais de 26-7, 19-7, 12-10 e 17-8), já a deslocação a Algés se revelava decisiva para as aspirações de passagem à 2ª Fase. Porém, cedo os locais demonstraram que pretendiam vencer e os caldenses mostraram-se desde o início perdulários e pouco assertivas na defesa. Assim, após parciais de 16-10, 21-12, 32-8 e 15-13 o resultado final revelou-se como a mais pesada derrota esta época, por expressivos 84-43 e que não fazem jus ao real valor das equipas.

As Sub-19 Femininas foram à casa do BC Lis no Sábado à noite e, apesar de conseguirem equilibrar o jogo durante 3 períodos, acabaram por sair derrotadas.

Por sua vez, os Sub-18 Masculinos receberam os líderes da competição – Basket de Almada – para um jogo que se adivinhava complicado. Desde o início, porém, ambas as equipas demonstraram-se muito coesas na defesa, impedindo os adversários de converter cestos mas, simultaneamente, terrivelmente perdulárias no ataque. Após um magro parcial de 9-11 no 1º período, a desconcentração dos locais foi fatal no 2º (parcial de 7-17), colocando os visitantes a 10 pontos de distância (16-26) ao intervalo. O BAC regressou do descanso muito mais mole, o que os caldenses souberam aproveitar e vencer o período por 13-10. No início do 4º período, os locais ainda tentaram contrariar o resultado mas a baixa taxa de sucesso no lançamento exterior impediu a reviravolta esperada, resultando num parcial de 5-12 e resultado final de 34-48, escasso para equipas deste escalão.

As equipas de basquetebol dos Pimpões aperfeiçoam a sua condição física graças aos treinos específicos, acompanhados por treinadores pessoais, nas instalações do Balance Health Club, sem o qual os resultados desportivos obtidos não seriam possíveis.

 

CONVOCATÓRIA DEFINITIVA COLOCA 5 CALDENSES NAS SELECÇÕES DISTRITAIS

 

Com as convocatórias definitivas ficamos a conhecer os 5 caldenses que receberam o almejado passaporte para as Festas do Basquetebol em Albufeira.

Beatriz Sábio (Sub-16 Feminina) faz a sua 2ª viagem rumo ao Algarve, juntando-se a ela Guilherme Chust, Gustavo Morgado, Ricardo Ezequiel e Ricardo Monteiro, no escalão de Sub-16 Masculinos, todos igualmente “repetentes” nestas aventuras. A pequena Madalena Ezequiel foi convocada como 1ª suplente na selecção de Sub-14 Femininas, em caso de impedimento de uma das 12 titulares.

A título de curiosidade, Susana Chust, Vice-Presidente dos Pimpões e membro da direcção da Associação de Basquetebol de Leiria também segue para o Algarve como Chefe de Comitiva, bem como Gonçalo Chust, ex-atleta dos Pimpões presente 2 vezes como atleta e que actualmente  participa na 3ª Fase do Programa de Potenciais Talentos da Arbitragem, na qualidade de árbitro convocado pelo Conselho de Arbitragem Distrital por indicação do CA da Federação Portuguesa de Basquetebol.

A todos, votos de boa viagem e bons jogos!

 

 

CALENDÁRIO:

 

Taça Nacional – 1ª Fase – Zona Sul A – Sub-16 Masculinos

Pimpões x Odisseia Basket – 19/03/16 – 15h00 (Pavilhão Rafael Bordalo Pinheiro – Caldas da Rainha)

 

Campeonato Regional – Sub-16/19 Femininos

Pimpões x CB Fundão – 10/04/16 – 15h00 (Pavilhão Rainha D. Leonor – Caldas da Rainha)

 

Taça Nacional – 1ª Fase – Zona Sul A – Sub-18 Masculinos

Salesianos OSJ x Pimpões – 18/03/16 – 21h30 (Pavilhão das Oficinas de São José – Lisboa)