BALANÇO ÉPOCA 2009-2010

Numa altura em já recomeçou o trabalho com vista á época de 2010-2011, para a equipa de natação dos Pimpões / Cimai, nada melhor do que começar a nova época com um olhar já um pouco distante sobre o que se passou na época anterior, é que por vezes é ao passado que devemos ir buscar os ensinamentos que permitem melhorar o nosso desempenho, possibilitando assim a obtenção de melhores resultados.
O efectuar um balanço numa modalidade que indiscutivelmente é uma das mais exigentes em termos físicos e psicológicos, pressupõe estar de posse de um conjunto de informações que nos permita olhar para o que se passou tendo em conta todos os factores que condicionam o desempenho desportivo, e não somente efectuar uma soma dos resultados obtidos.
Infelizmente as condições de trabalho, são uns dos factores que mais condicionam o resultado final e a esse nível a natação dos Pimpões ainda está num processo de crescimento, sabemos o que queremos, como lá chegar, mas ainda não temos os meios, trabalhamos para tal, com a consciência que o trabalho efectuado tem produzido resultados.
No decorrer da época de 2009-2010, a equipa de competição dos Pimpões / Cimai foi composta por 75 atletas, distribuídos da seguinte forma: 23 Absolutos, 13 Infantis, 22 Cadetes e 16 Masters, num total de 75 nadadores, esta numerosa equipa treinada sob a responsabilidade de dois valorosos técnicos, os Srs. Rodrigo Batista e André Fialho, com a primorosa colaboração de dois estagiários da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Regina e Daniel, e ainda o apoio incondicional da toda a família Pimpões: dirigentes, funcionários e sobretudo as famílias dos nadadores, sem as quais, seria impossível a manutenção do sonho de ter uma equipa de competição, que ao longo da sua existência tem prestigiado, levado bem longe e bem alto o nome da cidade de Caldas da Rainha, embora nem sempre com o reconhecimento devido.
Tal, no entanto, não constitui motivo para enfraquecimento, antes é mais uma razão para lutarmos por uma natação dos Pimpões cada vez mais forte e onde os jovens sintam que fazer parte dessa equipa é fazer parte de uma família onde os resultados desportivos, são uma etapa e não o fim.
No decorrer da época passada os atletas dos Pimpões / Cimai, participaram em 50 Competições oficiais, entre as quais: Campeonatos Distritais, Campeonatos Nacionais, Águas Abertas sob a égide da ANDL e FPN, Torneios ou Meetings organizados por clubes e pela primeira vez, os Pimpões/Cimai esteve representado num Campeonato do Mundo, através do atleta Master Tiago Ribeiro.
Nestas participações obtiveram 1445 recordes pessoais, 294 recordes do clube e 14 Recordes distritais.
Ao longo da referida época a equipa dos Pimpões / Cimai teve 8 atletas em Estágios e Selecções Distritais, e um. O Diogo Maia, na secção nacional que disputou em Oeiras a “Mediterranean Open Water Cup”.
No decorrer das competições disputadas foram obtidos 149 pódios distritais distribuídos da seguinte forma:
Campeões Distritais – 42;
Vice Campeões – 54;
Terceiros Classificados – 53;
9 Pódios Inter-distritais, provas conjuntas (ANDL, ANA e ANC),
1º Classificado – 1; 2º Classificado – 3; 3º Classificado – 5.
A nível nacional foram obtidos 19 lugares no pódio distribuídos:
Campeões Nacionais – 13; Vice Campeões Nacionais – 11; Terceiros classificados – 6
É de referir o extraordinário desempenho dos atletas Masters que em muito contribuíram para este pecúlio.
Sendo a natação uma desporto individual é no entanto de realçar o excelente desempenho das equipas feminina no Campeonato Nacional da 3ª Divisão, que obteve o 2º lugar e a correspondente subida à 2ª divisão nacional, tendo a equipa masculina repetido a classificação da época anterior, 7º lugar.
Os Pimpões / Cimai esteve ainda representado, obtendo excelentes resultados desportivos em alguns dos Torneios e Meetings mais importantes que se realizam em Portugal, nomeadamente IV Meeting da Póvoa de Varzim, XV Meeting Internacional do Estoril, X Meeting do Belenenses, para além naturalmente da participação dos torneios organizados pelos clubes das ANDL.
Mas se a época de natação é essencialmente a participação em provas, no caso da natação dos Pimpões, esta não se esgota nessa vertente e ao longo da época a Secção de Natação de Competição colaborou e organizou variadíssimas actividades, que mais não visam do que contribuir para a promoção da natação como modalidade desportiva, envolvendo nesses projectos toda a família Pimpões, reforçando desse modo o espírito de equipa.
Eventos organizados:
– Estágio na ESE 2 a 4 de Setembro
– Festival de Natal;
– 1º Estágio conjunto com o Clube Natação do Litoral Alentejano, C. Rainha 21 a 23 Dezembro;
– 2º Estágio conjunto com o Clube Natação do Litoral Alentejano, Sines 29 Junho a 1 Julho;
– Festival de encerramento;
– Festa de encerramento (Norpark – Nazaré)
– VII Troféu Cidade de Caldas da Rainha – Masters
– 145 Nadadores;
– 22 Clubes (entre eles um de Espanha);
– 10 Recordes Nacionais obtidos.
Numa organização que paulatinamente vem conquistando o seu espaço no panorama na natação Master Nacional, a edição de 2010, surpreendeu os participantes, ao ter associada á componha competitiva, uma vertente, cultural e lúdica.
Assim na tarde do dia 24, depois da jornada competitiva da manhã, a organização do Troféu proporcionou aos atletas que o desejaram, um passeio pela cidade e região envolvente.
Como já é usual o Troféu encerrou com uma refeição de convívio, que mais uma vez foi o ponto alto deste convívio.
– VII Troféu Cidade Caldas da Rainha – Absolutos
– 197 Nadadores.
– 17 Clubes.
– 4 Recordes do Troféu.
– 1 Recorde Nacional
– Classificação colectiva: 1 PIMPÕES/CIMAI; 2º DNMG; 3º BSCN
– VII Troféu Cidade Caldas da Rainha – Cadetes
– 139 Nadadores inscritos
– 12 Clubes;
– Classificação colectiva: 1º DNMG – 2º ASAL – 3º PIMPÕES/CIMAI.
Ao longo destas provas passaram pelas instalações da piscina municipal de Caldas da Rainha, cerca de 381 atletas, em representação de 51 clubes, naquela que já é indiscutivelmente uma das organizações que em participam um maior numero de atletas, que se realizam em Caldas da Rainha, no entanto nesta hora de balanço, não é de mais agradecer o apoio prestado por um conjunto imenso de empresas e instituições da cidade, particularmente, a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Esad, Cencal, Promol, Molde, Sagilda e Frutas Alvor, sendo difícil referir a totalidade.
A todas um muito obrigado, bem hajam.
O balanço está feito, muito mais haveria a dizer, vamos acabar como começámos, a natação é um desporto individual, mas somente no momento em que o atleta nada, porque em tudo mais, é necessário uma vasta equipa a trabalhar todos os dias para que as coisas resultem.
A todos quantos se dedicam á promoção e divulgação da prática desportiva, votos de uma excelente época de 2010-2011.