O swimrun é uma modalidade que mistura corrida em trilhos e natação em águas abertas, com vários segmentos a correr e a nadar, de forma ininterrupta, ao longo da mesma prova.
Foi na Serra da Arrábida, a 4 de junho, que quase 200 atletas se estrearam na modalidade criada em Estocolmo, na Suécia, há cerca de dez anos. Já existe um circuito mundial, chamado Ötillö Swimrun World Series, e várias outras provas espalhadas um pouco por toda a Europa. Como a que Bruno Safara foi fazer o ano passado à Escócia, com passagem pelo famoso lago Ness, e que o inspirou para se lançar, com amigos, na organização de uma prova em Portugal. “Até porque temos condições excecionais, não só em termos de costa marítima, lagos e barragens, como meteorológicas, que permitem a prática da modalidade durante todo o ano”, refere o organizador, também atleta de grandes distâncias.
No swimrun, para além de existirem múltiplas transições entre a natação em águas abertas e o trail running, os participantes não mudam de equipamento ao longo da prova. Ou seja, correm com fato de neoprene, trisuit ou calções e t-shirt de compressão. Os atletas também nadam e correm sempre de ténis calçados. “No início estranha-se, mas depois torna-se parte do desafio”, salienta o organizador.
Os Pimpões estiveram representados pelos Atletas Master Carla Ferreira, Bruno Carvalho, Paulo Ferreira e Rui Isabel. Muitos Parabéns a todos e esperamos que continuem a levar o nome dos Pimpões, que muito nos deixa orgulhosos, a estes eventos inovadores e pioneiros que se vão realizando no nosso País.
Comentários recentes