Não fique parado em casa, hoje é o Dia Mundial da Atividade Física
Mais do que nunca é importante assinalar o Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril) para que todos se lembrem de que, mesmo em casa, não devem ser sedentários.
Cair no sedentarismo durante estes dias pode trazer consequências ainda mais nefastas, uma vez que mesmo as curtas caminhadas que eram feitas antes para o trabalho, por exemplo, traziam sempre algum benefício.
Lembre-se: qualquer exercício é mais eficaz do que nenhum exercício.
O Dia mundial da Atividade Física é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde e pretende lutar contra o sedentarismo, um dos principais fatores de risco de morte em todo o mundo.
Os Pimpões têm estado ajudar os seus utentes neste sentido, através de várias aulas que são dadas todos os dias por técnicos de exercício com cédula profissional.
Em declarações à agência Lusa, a diretora do programa nacional para a promoção da atividade física da Direção-Geral de Saúde (DGS), Marlene Silva, considerou que o confinamento social que agora se vive “torna ainda mais importante falar de atividade física e do papel fundamental que a atividade física tem na manutenção da saúde física e mental” dos indivíduos.
Esta responsável sabe que “são dias e dias seguidos, com as pessoas fechadas em casa que podem estar a ver mais televisão e a passarem mais horas no computador em teletrabalho” e, daí, “a recomendação da interrupção do comportamento sedentário, de 30 em 30 minutos”.
Por exemplo, é preciso ter em conta que a atividade física é um dos elementos que mais contribui para a redução de risco vascular. Esta não é a altura para descurar a sua saúde.
Por isso, se ainda não faz, é altura de criar rotinas diárias com alguma atividade física. Mesmo que não faça sempre as nossas aulas online, pode fazer alguns exercícios mais básicos.
Atividades tão simples como levantar-se da cadeira de 30 em 30 minutos podem ter um impacto significativo na nossa saúde cardiovascular. Ou, ainda mais simples, deixar o comando da televisão longe do alcance da mão ou atender os telefonemas de pé para assim se levantar periodicamente.
Desde o início do isolamento social causado pela pandemia da covid-19, o programa nacional para a promoção da atividade física da DGS tem emitido uma “série de conselhos” como a dança, o saltar à corda ou atividades com crianças como a macaca ou o jogo do elástico.
O Instituto Português da Juventude está a campanha “Ser Ativos Em Casa” em que desafiam a população a desenvolver atividades em casa e a partilharem com a hashtag #SERATIVOEMCASA .
Pode ver em:
http://www.facebook.com/serativoemcasa/
https://www.instagram.com/serativoemcasa/
https://www.youtube.com/channel/UCKe_G6nQ0TjE9BSjfukyQyw
Os Pimpões vão continuar também as suas atividades online.
No Multi em Casa temos aulas para crianças, na página do programa Seniores Mais temos aulas para os mais velhos e no Pimpões Ativo temos aulas para todos, adequadas a qualquer idade, com aconselhamento para adaptar ao nível de condição física de cada um e com várias sugestões de exercícios e atividades lúdicas em família.
Hoje, para celebrar este dia, decidimos presentear-vos a todos com uma aula extra em direto e aberta ao público com a professora Inês Faria, a partir das 18h00.
Continue connosco em família. Seja mais ativo e saudável!!!!
Comentários recentes