As melhores atividades físicas para as crianças, segundo recomendações dos especialistas, são as modalidades aquáticas, a ginástica, os desportos de combate (por exemplo, karaté), os desportos coletivos (como o basquetebol) e as atividades artísticas (patinagem artística ou dança).
Segundo a Direção-Geral da Saúde, recomenda-se que as crianças e adolescentes pratiquem diariamente, pelo menos, 60 minutos de atividade física de intensidade moderada a vigorosa.
Deve estar incluído, pelo menos 3 vezes por semana, 20 a 30 minutos de atividades como correr, subir e descer e saltar.
Também são recomendadas outras atividades que solicitem o sistema musculoesquelético para a melhoria da força muscular, da flexibilidade e resistência óssea.
Há benefícios para a saúde associados a todas as intensidade e tipos de atividade física e por isso se recomenda que “qualquer atividade física é melhor que nenhuma”.
Por outro lado, praticar desporto não só promove o bem-estar físico, como também o psicológico, ao nível do controlo e regulação emocional, mas também do desenvolvimento da autoestima e a Aquisição de competências de socialização.
Para as crianças mais novas deverão ser escolhidas “atividades que tenham como objetivo principal valorizar aprendizagens motoras básicas, como o equilíbrio, o ajustamento postural e a coordenação motora”.
Quem o afirma é Carlos Neto, professor e investigador da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, num artigo publicado pela revista “Saber Viver”.
“A prática desportiva visa desenvolver o potencial psicomotor, sendo também um fator de sociabilização, através do convívio e do trabalho em equipa. Uma vez que existem regras e as crianças aprendem a respeitá-las, promove a disciplina”, defende também Sandra Afonso, pediatra de neurodesenvolvimento.
Algumas das melhores modalidades para crianças até aos cinco anos:
- Ginástica
- Natação
- Ciclismo
- Karate.
- Futebol
Algumas das melhores modalidades entre os 5 e os 12 anos:
- Basquetebol
- Futebol
- Voleibol
- Dança
- Artes Marciais
Comentários recentes