A Federação Portuguesa de Natação apresentou ontem (9 de Outubro) em Rio Maior dois elementos novos da equipa técnica, durante a exposição do Plano de Alto Rendimento (PAR) para a Natação Pura.
As apresentações foram realizadas na presença de várias dezenas de treinadores, directores técnicos regionais e presidentes de Associações Regionais e Distritais. Da parte da Federação, esteve presente todo o corpo técnico da Natação Pura e Águas Abertas, o presidente da FPN, Paulo Frischknecht, e a directora desportiva Maria João Filipe. A equipa técnica passa a integrar José Manuel Borges, que desempenha as funções de seleccionador Nacional de Águas Abertas e Coordenador da área Master, enquanto Slava Poliakov passa a ser o treinador de Maratonas Áquaticas. O presidente anunciou que a Federação vai triplicar o orçamento na disciplina de Águas Abertas, para possibilitar o crescimento da modalidade, que estagnou nos ultimos dois anos, depois da participação de dois nadadores nos Jogos de Pequim. Após a apresentação do Plano de Alto Rendimento para a Natação Pura por parte do seleccionador Nacional, Rui Magalhães, segui-se um debate com os agentes envolvidos. Foram apresentadas as competições nacionais e internacionais para a época, estágios e objectivos dos vários escalões, pré juniores, juniores, pré seniores e seniores. As principais novidades são a criação de um Campeonato Nacional de longa distância em Águas Abertas para os escalões de juvenis (3000m), juniores e seniores (5000m), que será disputado em piscina durante os meses de inverno. As competições serão primeiro realizadas a um nível Regional/Zonal e depois os dez melhores (masc/fem) serão apurados para a fase nacional. Foi também anunciado que o Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho estará em funcionamento a partir de Janeiro de 2011, permitindo a realização de estágios e competições. A partir de Setembro, o CAR irá permitir a presença residente de nadadores, que apostem totalmente na disciplina e tenham disponibilidade para integrar o Alto Rendimento.
Texto”in Site FPN”
Ainda bem que desta vez as promessas na disciplina de águas abertas vêm de uma voz credível. é digno de confiar e investir. e nos pimpoes temos valores para isso!
francisco freitas