basquetebol 3

TRÊS JOVENS ÁRBITROS DAS CALDAS ESTREIAM-SE EM COMPETIÇÃO

A última jornada de basquetebol encerrou uma surpresa inusitada: três jovens árbitros de basquetebol caldenses, saídos do último Curso que teve lugar precisamente nas Caldas da Rainha, estrearam-se em competição.

Atletas de basquetebol desde tenra idade – actualmente a jogar no escalão de Sub-16 Masculinos dos Pimpões – e amantes e conhecedores profundos da modalidade, cedo mostraram interesse em seguir esta vertente do jogo.

Afonso Sousa e Guilherme Chust, de 14 anos, e Ricardo Ezequiel, de 15 anos, estrearam-se no jogo Pimpões x NDAP em Sub-19 Femininos, tendo como formador/observador o também caldense Gonçalo Chust, actualmente considerado, apesar dos seus 20 anos de idade, o melhor árbitro do distrito de Leiria e integrante, por convite directo do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Basquetebol, do Programa “Potenciais Talentos da Arbitragem”, que visa proporcionar um acompanhamento na progressão de carreira aos árbitros jovens de reconhecido potencial acima da média.

Apesar da natural timidez e inexperiência, os jovens árbitros mostraram uma postura e concentração adequadas, ajuizaram de forma acertada e atempada as faltas pessoais e as violações às regras, demostrando de forma clara que podemos esperar uma nova geração de árbitros de basquetebol de elevado potencial nas Caldas da Rainha, queiram eles continuar a trabalhar com afinco para evoluir.

Resta-nos desejar boa sorte e excelentes actuações a estes jovens caldenses!

 

DUAS DERROTAS E DUAS VITÓRIAS NO BALANÇO DA JORNADA

Uma jornada de saldo nulo mas sem grandes surpresas: duas derrotas e duas vitórias, desfechos já esperados.

Os Sub-14 Masculinos foram à casa do Clube Stella Maris de Peniche, sem sombra de dúvidas um dos grandes candidatos ao título distrital, sabendo de antemão que lhes esperava um jogo difícil. Cedo os penicheiros assumiram o comando do jogo, que o 1º parcial de 26-9 evidencia. No 2º período, nada a acrescentar e após um parcial de 23-5 o resultado ao intervalo era de 49-14. No 3º e 4º períodos os jovens caldenses deram tudo por tudo mas viram-se impotentes perante o “poder de fogo” e a maior estatura e robustez física dos locais. Após parciais de 29-10 e 28-9 o desfecho por 106-33, ainda que pesado, é justo perante o potencial relativo de cada equipa.

Os Sub-16 Masculinos receberam em casa a equipa do Marinhense, sem poder contar com o capitão Gustavo Morgado e Ricardo Monteiro, peças essenciais na manobra ofensiva e defensiva dos caldenses. Demonstrando uma estatura mais elevada, os visitantes iniciaram as “hostilidades”, estreando-se no marcador e tomando a dianteira até ao fim do 1º período, que terminou empatado a 18-18. No 2º período, com as alterações regulamentares de plantel de lado a lado, os caldenses foram mais assertivos e souberam travar melhor os visitantes, pelo que o parcial de 17-14 revelou-se justo. Com um ainda inédito – esta época – resultado equilibrado em 35-32, Nuno Martins instrui os seus pupilos a aplicarem a sua temível pressão a campo inteiro, que se revelou mortífera e eficaz: parcial de 19-6 e resultado a 54-38. No 4º período foi a vez do Marinhense aplicar as suas armas, ao aproveitar a pressão dos caldenses sobre o portador de bola colocaram um lançador eficaz nas proximidades do cesto, o que se revelou demolidor; porém, a vantagem obtida no 3º período foi suficiente e apesar do parcial de 14-21, os caldenses puderam festejar a vitória por 68-59. Há, no entanto, que lamentar a provocação e ofensas contínuas de alguns pais do Marinhense a atletas dos Pimpões – esquecendo-se (ou não) que são jovens de 14 e 15 anos como os seus próprios filhos – e os tristes comentários de índole pessoal realizados no fim do jogo ao treinador e aos árbitros em relação a 2 juízes que estiveram a actuar.

Mais uma vez as Sub-19 Femininas jogaram logo a seguir aos Sub-16 Masculinos, desta feita nas Caldas da Rainha e contra a equipa do NDAP, a indiscutível candidata favorita ao título distrital. Ainda reduzidas a 4 unidades, as caldenses fizeram das tripas coração para resistir à pressão das jovens de Pombal. Os parciais de 3-31, 4-10, 7-23 e 6-25 demonstram que era impossível outro desfecho além da derrota, desta feita por 20-89. Não podemos deixar uma nota de ânimo a estas valentes caldenses: a capitã Sara Fialho, à Alexandra, à Rita e à Silvia.

Já os Sub-18 Masculinos foram à casa do Marinhense, onde defrontaram a equipa local, num jogo em que puderam regressar às vitórias e ensaiar novas movimentações tácticas. O resultado final de 54-78 não revela a real diferença entre as equipas, o qual se revelará na Fase Final distrital.

As equipas de basquetebol dos Pimpões aperfeiçoam a sua condição física graças aos treinos específicos, acompanhados por treinadores pessoais, nas instalações do Balance Health Club, sem o qual os resultados desportivos obtidos não seriam possíveis.

 

CALENDÁRIO:

 

Campeonato Distrital – 1ª Fase – Sub-14 Masculinos

Pimpões x Marinhense – 08/11/15 – 15h00 (Pavilhão Rainha D. Leonor – Caldas da Rainha)

 

Campeonato Distrital – 1ª Fase – Sub-16 Masculinos

CBL x Pimpões – 07/11/15 – 15h00 (Pavilhão Correia Mateus – Leiria)

 

Campeonato Distrital – 1ª Fase – Sub-19 Femininos

CBL x Pimpões – 07/11/15 – 17h00 (Pavilhão Municipal dos Pousos – Leiria)

 

Campeonato Distrital – 1ª Fase – Sub-18 Masculinos

Pimpões x CBL – 08/11/15 – 17h00 (Pavilhão Rainha D. Leonor – Caldas da Rainha)