Organizado pela Federação Portuguesa de Natação, decorreu no passado dia 21 de Abril, na piscina do Jamor em Lisboa, o 1º Controlo de Tempo 5 Km Indoor , prova que contou coma participação de 32 atletas, 22 nadadores masculinos e 10 femininos.
Os Pimpões / Cimai fez-se representar nesta prova pelos atletas Francisco Freitas e Filipe Meca.
O objectivo da organização desta prova, passa pela elaboração de um ranking de longas distâncias “Indoor “, que será utilizado como suporte na definição de critérios de participação de estágios ou competições, que possam vir a ser desenvolvidos no âmbito da disciplina de Águas Abertas.
Este controlo teve também como objectivo, seleccionar os atletas para a Taça do Mundo de Águas Abertas 10 km que se irá realizar no dia 26 de Maio em Setúbal, prova em que o Francisco Freitas, participou no ano passado, tendo conseguido cumprir no tempo limite, com a particularidade de ser o mais novo atleta a participar.
Para a presente época a FPN, decidiu que, para que os nadadores possam participar tiveram que cumprir este controlo para que se apurassem os resultados.
Todos os masculinos que fizeram abaixo dos 63 minutos e femininos abaixo dos 67.
têm a possibilidade de poder inscrever-se na Taça do Mundo.
A prova teve como vendedores:
Vencedor Absoluto
Masculino – Arseniy Lavrentyev – Sport Algés e Dafundo com o tempo de: 58m07s60
Feminino – Daniela Inácio – Clube Futebol “Os Belenenses” com o tempo de: 62m01s89
Relativamente ás expectativas dos atletas dos Pimpões, as mesmas estavam previamente pré definidas, sendo que, o Filipe Meca tinha como objectivo, cumprir a distância da melhor maneira possível, acabou por ter um desempenho muito bom com 64m54s33 ficando em 5º Lugar a nível de Juvenis e 14º Absoluto, sendo de referir que se trata da sua primeira experiência nesta distância em piscina, mostrou capacidades de melhorar bastante, bastando para tal que ganhe um pouco mais de confiança.
Relativamente ao Francisco Freitas ia com o objectivo de garantir a sua presença mais uma vez na Taça do Mundo, mas devido a problemas de saúde que se começaram a revelar por volta dos 3200 metros, tendo o atleta suportado com estoicismo até aos 3700, no entanto em consequência das fortíssimas dores que o acometeram, acabou por desistir. No entanto é de referir que até aquele momento, ia em perfeitas condições de alcançar o objectivo proposto, finalizar abaixo dos 61m.Não correu bem, paciência, melhores dias virão, há que continuar a trabalhar com empenho.
Um particular agradecimento à firma Salvador Caetano (Toyota) que disponibilizou um veículo de um novo modelo, TOYOTA AURIS, que proporcionou aos atletas e respectivo técnico uma viagem em excelentes condições de conforto e segurança.