No passado fim de semana, a cidade de Caldas da Rainha recebeu a Fase Final do Campeonato Distrital da Associação Basquetebol de Leiria no escalão de Sub18 masculinos. Tal deveu-se ao 1º lugar obtido na fase prévia da competição pela equipa local – Sociedade Instrução e Recreio “Os Pimpões”. Também participaram neste evento as equipas do Basket Clube do Lis (2ª class. fase prévia), União Desportiva de Leiria (3ª class. Fase prévia) e Clube Basquetebol de Leiria (4ª class. Fase prévia). Os jogos das meias-finais de sábado confirmaram o favoritismo das equipas mais bem classificadas na fase anterior, e assim na 1ª meia-final a SIR “Os Pimpões” venceu o CBL por 142-12, seguindo-se a vitória do BC Lis sobre a UD Leiria por 57-51 na 2ª meia-final.

Domingo, mais uma vez, imperou a lei dos mais fortes e assim, a UD Leiria conquistou o 3º lugar nesta Fase Final ao derrotar o CBL por 75-14 no 1º jogo do dia, e a SIR “Os Pimpões” bateu o BC Lis na tão aguardada final da competição por 86-50, sagrando-se a equipa caldense campeã distrital Sub18 masculinos.

De saudar o fantástico desportivismo e fair-play entre todos os atletas e restantes agentes da modalidade durante todo o evento, que serviu como ótima propaganda do que deve ser o verdadeiro espírito desportivo.

No final do evento, o treinador da equipa vencedora SIR “Os Pimpões” – Miguel Sousa, declarou:

“estou muito satisfeito por vários atletas terminarem hoje o seu percurso de formação no clube e poderem sair com mais um título de campeões distritais. Gostaria de agradecer a todos os seccionistas do clube que colaboraram ativamente na organização deste evento: Anabela Ribeiro, Sónia Serra, Paulo Lopes e Madalena Ezequiel. Agradecer também ao meu treinador-adjunto Manuel Santos pela paciência para me aturar, à Presidente do Clube Susana Chust pela sua presença e apoio sempre próximo, estando no banco com a equipa nos dois jogos, e a todos os atletas que treinaram e jogaram nesta equipa. Por último, um agradecimento especial a todos os agentes que participaram nesta Final4. Desde todos os atletas das outras três equipas participantes que deram o melhor de si em cada lance disputado, passando pelos meus colegas treinadores dessas três equipas com quem sei partilho o mesmo empenho e dedicação à modalidade, e terminando na equipa de arbitragem e oficiais de mesa, já que sem eles seria impossível a realização destes eventos.”